32.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEncontro reúne mulheres do agro e destaca protagonismo feminino na floricultura brasileira

Encontro reúne mulheres do agro e destaca protagonismo feminino na floricultura brasileira

O setor brasileiro de flores e plantas ornamentais segue em plena expansão, empregando mais de 200 mil pessoas e registrando um faturamento de R$ 21,23 bilhões em 2024, segundo dados do Ibraflor – um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. Esse mercado, que exige alto nível tecnológico e planejamento, teve sua força feminina celebrada em um evento inédito realizado em Holambra, interior de São Paulo.

O Do Campo às Flores, idealizado pelas produtoras Lídia Van der Ven e Marisa Granchelli Groeniger, referências no cultivo de orquídeas e violetas, respectivamente, reuniu cerca de 80 mulheres do agro de diversas regiões do país e de diferentes culturas e especialidades. O objetivo foi proporcionar uma imersão completa no universo da floricultura, mostrar a contribuição feminina para o desenvolvimento do setor e levar mulheres do agro de outros segmentos para uma programação especial de conhecimento desde à produção até a comercialização.

“Queríamos criar um espaço para que essas mulheres pudessem conhecer de perto toda a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais, trocar experiências e conhecer como é a nossa atuação no agronegócio”, afirma Marisa, uma das organizadoras do evento.
A programação começou na Veiling Holambra, maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais da América Latina. Ali são negociadas mais de sete mil variedades de produtos – flores de corte, flores em vaso e plantas ornamentais – que abastecem mais de 150 redes supermercadistas e milhares de pontos de venda em todo o Brasil, além de serem exportadas para diversos países. O sistema de leilão movimenta uma transação a cada 1,5 segundo nos quatro relógios eletrônicos. Em menos de três horas, os produtos perecíveis comprados já ficam disponíveis para os compradores, garantindo frescor e qualidade.

O grupo visitou a Cooperativa Agropecuária de Insumos Holambra, que atua como atacadista para oferecer aos cooperados – especialmente os pequenos produtores – melhores preços e menores custos de produção. A experiência seguiu para o Grupo Ven Flor, onde as participantes conheceram todo o processo envolvendo orquídeas, desde as mudas importadas da Holanda até a fase final de comercialização. A empresária rural Lídia Van der Ven destacou os principais cuidados no manejo, como o sistema de fertirrigação, o controle biológico de pragas e o tempo de descanso necessário para evitar estresse nas plantas e aumentar o potencial de hastes florais. “Aqui temos todos os cuidados para que as flores cheguem com a melhor qualidade até os nossos consumidores”, conta ela.

Além da imersão técnica, o roteiro contemplou outras produções, como a RM Flores, de orquídeas, além da visita a parques, restaurantes e atrativos turísticos que fazem de Holambra um verdadeiro retrato europeu no interior paulista. A cidade, cujo nome resulta da junção de Holanda, América e Brasil, é reconhecida como o maior polo produtor e comercializador de flores da América Latina, com 367 hectares cultivados e tecnologia de ponta, responsável pela maior parte das flores e plantas ornamentais consumidas no país.

O evento reforçou a importância da integração entre conhecimento técnico, gestão cooperativa e protagonismo feminino na cadeia produtiva da floricultura, um segmento que alia tradição, inovação e sustentabilidade para abastecer o mercado interno e atender padrões internacionais de qualidade.

Fonte: Do Campo às Flores

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS