35.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmpresa brasileira cria fertilizante nacional inovador para ajudar a diminuir a dependência...

Empresa brasileira cria fertilizante nacional inovador para ajudar a diminuir a dependência por produtos importados

Os fertilizantes e adubos são um dos principais produtos importados pelo Brasil, para suprir a demanda do agronegócio. Segundo dados do Comércio Exterior do governo federal, o país importou mais de 24 bilhões de toneladas dos produtos entre janeiro e julho deste ano, gastando mais de US$ 8,1 bilhões – o segundo item mais comprado no exterior pelo Brasil. 

Com uma grande dependência do país por fertilizantes importados, a busca por inovações em produtos brasileiros fez com que a Massari Fértil, empresa de soluções tecnológicas para a correção e nutrição do solo, criasse uma alternativa que atendesse ao mercado nacional de forma efetiva. Em parceria com a Monty’s Plant & Soil Products, empresa norte-americana de produtos para a melhoria das condições do solo, a Massari lança no mercado novos fertilizantes que utilizam uma tecnologia patenteada, com substâncias húmicas e fúlvicas, que auxiliam numa maior produtividade do solo e mais força às plantações. 

Essa movimentação da Massari faz parte de um plano de crescimento da empresa que, de forma geral, estima um aumento de 20% ao ano, com novos produtos e expansão territorial, com inaugurações de unidades no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

“O Brasil é um grande produtor de alimentos, mas, ao mesmo tempo, é um grande importador de fertilizantes. Então, se os produtores puderem buscar soluções locais, utilizando produtos naturais, de fonte brasileira, é uma grande diferenciação da nossa parte. Acompanhamos essa demanda do mercado, que hoje busca por produtos mais naturais, orgânicos, sustentáveis, com soluções locais e de qualidade, que a Massari oferece”, destaca Marcos Gaio, gerente-geral da Massari.

Tecnologia proprietária e única

O mercado já conta com fertilizantes que utilizam ácido húmico e fúlvico em suas composições. Porém, o produto que foi lançado durante a feira da Coopercitrus – que aconteceu entre 21 e 25 de julho em Bebedouro (SP) – traz uma mistura inédita, combinada com fertilizantes naturais minerais mistos e as substâncias húmicas da Monty’s que são derivadas da rocha Leonardita, promovendo uma melhor saúde do solo. 

“Em termos práticos, essas substâncias húmicas e fúlvicas adicionados às formulações da Massari vão proporcionar condições para aumentar a produtividade das lavouras; melhorar a qualidade dos alimentos, como soja, milho, café, cana e laranja; vão promover solos mais sadios e resistentes a agentes patogênicos; e criarão plantas mais fortalecidas e resistentes. São benefícios a longo prazo que farão a diferença para os produtores rurais”, explica Gaio.

O processo tecnológico da Monty’s promove uma ativação das moléculas húmicas, deixando-as em estado altamente disponível para as plantas e microorganismos. Este processo patenteado utiliza parâmetros como pH, a temperatura, a pressão, o tempo e a agitação, criando condições favoráveis para as moléculas húmicas serem ativadas. Isso resulta em substâncias húmicas mais solúveis e biologicamente ativas, maximizando a eficiência e consequentemente aumentando a produtividade.

Segundo a Monty’s, alguns concorrentes processam seu material com uma combinação de produtos químicos, temperatura, e/ou outros processos. Isso pode fazer com que as substâncias húmicas não tenham a atividade desejada para beneficiar as plantas e o solo.

Testes práticos comprovam produtividade

Em testes práticos realizados por parceiros da Monty’s, a utilização dessa tecnologia aplicada aos fertilizantes consegue promover ganhos nas colheitas. 

Estudos realizados no Brasil entre 2021 e 2025 promoveram ganhos de até 14 sacas por hectare de soja com a aplicação dos produtos da Monty’s. No milho, também os resultados foram positivos, com incremento da colheita de até 22 sacas de hectare. E no algodão, trabalhos feitos no Mato Grosso observaram ganhos de até 38 arrobas por hectare. 

“Isso mostra o quanto é possível inovar e oferecer novas tecnologias aos produtores brasileiros, que buscam por soluções que ajudem a enfrentar as dificuldades do campo, como o clima e solos degradados e de baixa fertilidade. A Massari, então, traz essa solução sofisticada, que certamente ajudará a impulsionar ainda mais o agronegócio brasileiro”, conclui o gerente-geral da Massari. 

Fonte: Camila Pedroso

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS