Empreendedor cria rum brasileiro inspirado em história contada de pai para filho sobre pirata inglês que fez história no litoral norte do estado de SP
História de piratas contada de pai para filho durante a infância foi a inspiração para a criação do Rum Cavendish
Em 1586, o pirata inglês Thomas Cavendish, que ganhou o apelido de “Corsário Elegante” pela aristocracia europeia, desembarcou pela primeira vez em Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo. Nesse período, a ilha pertencia à Coroa Portuguesa. Semanas após o seu desembarque, o ex-estudante de Cambridge (Inglaterra) e terceiro homem a circunavegar o mundo, incendiou duas cidades no Peru.
Cinco anos depois, ele voltou para Ilhabela, e no Natal de 1591, atacou a Vila de Santos e dominou o local até 03 de fevereiro do ano seguinte. Alguns acreditam que o pirata deixou um tesouro escondido na região, porém ninguém sabe dizer o local exato que ele foi deixado.
Essa história era contada com frequência para o fisioterapeuta e empreendedor Joseph Van Sebroeck, que cresceu fascinado pelo universo dos piratas, e principalmente, pela passagem de Thomas Cavendish. A família de Joseph é conhecida na região do litoral de São Paulo por ser uma família que faz parte da história de Ilhabela, já que ela possui um alambique na região há muito tempo. Foi então que Van Sebroeck decidiu homenagear Ilhabela e criou um rum batizado de Cavendish.
“O objetivo foi resgatar essa história de uma forma inusitada, através de uma bebida, então além do consumidor apreciar um rum nacional de qualidade, ele acaba enaltecendo a cultura local”, explica o empreendedor. A escolha da bebida não poderia ser outra, já que o rum costuma ser sempre associado aos piratas. Além disso, a mesma matéria prima utilizada na fabricação do rum também é utilizada na produção da cachaça: a cana-de-açúcar. A linha de produção e os processos são semelhantes ao da cachaça, são feitos apenas pequenos ajustes na linha de produção no período da entressafra da cana em que a fábrica fica parada e os produtores aproveitam para produzir o rum.
O produto 100% nacional possui notas aromáticas de banana, cana de açúcar e especiarias. O Cavendish é o segundo produto lançada pela Destilaria Dona Filó, alambique criado por Joseph com o objetivo de seguir o legado de seu pai, Etienne Van Sebroeck, quem em 1958, produzia cachaça em uma propriedade da família no litoral de São Paulo. “Queremos mudar essa percepção de que bebida boa é aquela produzida fora do país, por isso investimos em matéria-prima de qualidade, além da preocupação com o rótulo, em ser uma embalagem sofisticada e com uma ilustração que captura a atenção do consumidor”, diz Van Sebroeck.
Fonte: Renato Lopes