22 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmbrapa renova parceria com a Universidade A&M do Texas

Embrapa renova parceria com a Universidade A&M do Texas

Foi assinado terça-feira (31) memorando de entendimento entre a Embrapa e a Universidade A&M do Texas (Tamu), dos Estados Unidos, que representa a retomada de ações de PD&I em áreas de interesse bilateral. A iniciativa tem por referência projeto de cooperação conjunto, aprovado em edital publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A solenidade oficial para formalização da parceria está confirmada para 13 de junho, no campus da universidade, com a presença de Guy de Capdeville, diretor-executivo, Bruno Brasil, secretário de P&D, da Embrapa,   e de Alexandre Varella, coordenador do Labex EUA Canadá.

“Trata-se de uma cooperação importante, a partir da qual serão fortalecidas áreas prioritárias bem específicas dentro da agenda da Embrapa”, disse Varella, referindo-se ao potencial de projetos em edição gênica de cultivo e produção animal, mudanças climáticas, agriculturas de precisão e digital, melhoramento genético, ciências de alimentos e bioeconomia. A partir de agora, terão início as articulações entre as equipes das duas instituições, com a possibilidade de um worshop para construção de propostas.

Segundo o coordenador, os contatos iniciais que resultaram na assinatura foram feitos pela Embrapa Pecuária Sudeste, na área de melhoramento genético. “Com a manifestação do interesse da Unidade, buscamos a aproximação com a instituição norte-americada, considerada uma das mais inovadoras do País”, contou. No encontro programado para a próxima semana, está prevista a avaliação de novas colaborações de projetos, a partir dos principais desafios dos portfólios Biotecnologia, Mudanças Climáticas, Nutrientes e Insumos Biológicos, entre outros.

“Além disso, estarão na pauta o intercâmbio de pesquisadores e possibilidades de chamadas conjuntas e captação de recursos com parceiros externos, como o Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura (Nifa), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)”.

Intercâmbio histórico

Há décadas, a Embrapa e a Universidade A&M do Texas têm trabalhado em temas de interesse comum relacionados à agropecuária. O histórico de parcerias entre as instituições, por meio de memorandos de entendimento celebrados em 1979 e entre 2010 e 2015, envolve a execução de projetos de pesquisa e intercâmbio de pesquisadores (pós-graduação, pós-doc e cientistas visitantes).

Segundo José Alberto Portugal, supervisor de Gestão da Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, a parceria vai fortalecer a promoção de oportunidades de intercâmbio de pesquisadores, com duração de médio e longo prazo, para submissão a agências de financiamento externos. “O memorando de entendimento assinado faz parte do projeto que envolve a Fapesp e poderá resultar na submissão de novas propostas, com oportunidades inclusive para participação de outras UDs”, diz.

O projeto “Desvendando a variabilidade genética de espécies de Paspalum: Genômica e citogenética para uso no melhoramento de materiais forrageiros perenes/Unlocking the genetic variability of Paspalum species: Genomics & cytogenetics for improved perennial forage feedstocks” é liderado pela pesquisadora Alessandra Pereira Fávero (Embrapa Pecuária Sudeste) e pelo professor Russel W. Jessup (Tamu).

O trabalho é resultado da linha de pesquisa iniciada entre as equipes das duas instituições, quando a pesquisadora brasileira esteve como cientista visitante na Universidade A&M do Texas por 13 meses, entre abril de 2017 e maio de 2018, para desenvolver protocolos otimizados para as técnicas de poliploidização de cromossomos, caracterização citogenética e molecular e modo reprodutivo de espécies de Paspalum, em colaboração com os pesquisadores Russell Jessup e Byron Burson (USDA-ARS).

Os objetivos principais do projeto são induzir a poliploidização de duas espécies diploides de Paspalum, determinar o comportamento citogenético e reprodutivo de todos os poliploides obtidos e identificar marcadores moleculares ligados à apomixia em Paspalum.

Em 18 de maio, foi promovido workshop de integração relacionado a projetos sobre a espécie de forrageira Paspalum, pela Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com a Universidade A&M do Texas, na área de melhoramento genético de espécies perenes.

Fonte: Embrapa

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS