20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmbrapa realiza seminários sobre mulheres rurais no Rio Grande do Sul

Embrapa realiza seminários sobre mulheres rurais no Rio Grande do Sul

Um conjunto de seminários que tem como objetivo aproximar a ciência agropecuária das mulheres do campo, das florestas e das águas. Por iniciativa da Embrapa, em parceria com a Emater/RS – Ascar, os eventos – Mulheres Rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa, acontecerão na Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Uva e Vinho, respectivamente. A iniciativa também integra o esforço do Plano Recupera Rural RS e da Diretoria de Negócios da estatal.

Durante os eventos, será lançado o Guia de Orientação – perguntas e recomendações para incorporar a perspectiva de gênero em projetos e programas de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul (Procisur). Na ocasião, a pesquisadora da Diretoria de Negócios, Cristina Arzabe, apresentará o Observatório de Mulheres Rurais do Brasil.

Criado em 2022, o Observatório faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa -Agropensa. Por meio da apresentação visual e interativa de dados, de análises, diagnósticos e prognósticos, o Observatório fornece subsídios para o desenvolvimento de estratégias, projetos e programas e para criação ou aprimoramento de políticas públicas em benefício das mulheres que atuam em atividades agropecuárias, florestais e/ou aquícolas.

“Este debate é de suma importância para o fortalecimento das ações da Embrapa voltadas às mulheres dos campos, das florestas e das águas, em total sinergia com a política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embrapa, que será lançada em breve. Estes eventos também são uma resposta da Embrapa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030, à qual o Brasil é signatário, e compartilham com esforços conjuntos nas diferentes esferas governamentais para dar às mulheres direitos iguais ao acesso a diferentes recursos, que no caso da nossa empresa, envolvem as soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma a diretora de Negócios, Ana Euler. 

E acrescenta: “nossa expectativa é de que tenhamos diversos outros eventos locais e regionais similares a estes, e a ampliação de projetos que abarquem também o público feminino no seu escopo, sendo mais inclusivos e abrangentes”.

O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira (12/9), na sede Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (BR 153, KM 632,9, Vila Industrial), a partir das 14h. O segundo acontecerá na sexta-feira (13/9), na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (BR-392, km 78 Monte Bonito), a partir das 8h30. E o terceiro encontro do RS acontecerá na Embrapa Uva e Vinho, no dia 19 de setembro, em Bento Gonçalves, a partir das 8h.

Fonte: Assessoria de imprensa – Embrapa

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS