24.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmbarques de carne suína e de peru crescem na TCP

Embarques de carne suína e de peru crescem na TCP

A carne suína e a de peru, que têm espaço garantido na mesa do brasileiro durante o período de festas de Natal e de ano novo, também vêm ganhando espaço ao redor do mundo. Indicativo disso está no aumento do volume exportado desses produtos na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá.

Entre janeiro e novembro de 2024, os embarques de carne suína na TCP tiveram um desempenho 23% superior ao registrado no mesmo período de 2023, atingindo a marca de 193 mil toneladas, volume transportado em 14.034 TEUs (medida de um contêiner de 20 pés). Já a carne de peru teve um aumento de 63% no Terminal, com 4,6 mil toneladas exportadas em 348 TEUs.

O gerente comercial, de logística e atendimento da TCP, Giovanni Guidolim, explica que “o aumento da pressão inflacionária sobre os preços da carne bovina fez com que a carne suína conquistasse mais espaço tanto na mesa dos brasileiros quanto no mercado internacional. Neste cenário, o Paraná ganha destaque graças à sua logística otimizada de exportação por Paranaguá, e aos mais recentes investimentos bilionários em novas unidades produtivas no estado, incluindo a construção da maior planta de processamento de suínos da América Latina.

Segundo o mais recente boletim do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o período entre julho e setembro de 2024 foi o segundo melhor da série histórica, registrada desde 1997, para a produção de carne suína no estado: o volume foi de 300 mil toneladas, apenas três mil toneladas a menos do que o número registrado no mesmo período de 2023.

Contudo, o destaque foi para o desempenho das exportações de carne suína com origem no Paraná. Somando transporte rodoviário e marítimo, o estado exportou 53 mil toneladas, sendo este o melhor resultado trimestral na série histórica.

Já a TCP teve uma performance maior nas exportações de carne suína, que somaram 64,5 mil toneladas no período entre julho e agosto. O desempenho foi impulsionado principalmente por embarques com origem no Paraná, que representaram mais de 50% deste volume. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso completaram a lista dos cinco estados que mais exportaram pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá no terceiro trimestre.

“A TCP é referência nacional como o principal corredor para exportação de carnes congeladas do país, pois contamos com o maior pátio para armazenamento de contêineres refrigerados da América do Sul, que possui 5.268 tomadas. Isso se traduz em maior confiabilidade e flexibilidade operacional, fatores que trazem maior eficiência para receber volumes tanto produzidos no Paraná quanto para volumes produzidos em outros estados e nos países vizinhos”, comenta Guidolim.

Fonte: Andressa Vianna

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS