O município de Nova Crixás recebe o segundo encerramento da 6ª edição do Agro é Social, no dia 30 de agosto. O evento será realizado na Avenida Mário Francisco Maciel, em frente à Praça Três Poderes, Centro, a partir das 8h30. Serão entregues 163 cartões do Crédito Social a alunos que participaram dos cursos profissionalizantes promovidos em maio pela Emater Goiás na região Rio Vermelho.
O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Emater Goiás, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, empreendedorismo, inclusão produtiva para geração de emprego e renda.
Segundo o presidente Emater Goiás, Rafael Gouveia, o Agro é Social é o maior programa de inclusão produtiva do Brasil, com intuito de capacitar as pessoas da zona rural em diversas áreas. “Chegamos com um crédito social para que esses cidadãos possam iniciar atividades e terem independência financeira, mostrando que com apoio do governo eles podem ter qualidade de vida e renda na propriedade rural”, destaca.
Para facilitar a mobilização dos alunos dos cursos realizados no Agro é Social, o encerramento da 6ª edição aconteceu em duas etapas. Neste segundo encerramento, além de Nova Crixás, serão contemplados os municípios de Bonópolis, Mozarlândia, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia e Novo Planalto. No primeiro encerramento, ocorrido no dia 26 de julho em Itaberaí, foram atendidos os municípios de Faina, Cidade de Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Matrinchã, Mossâmedes, Sanclerlândia e Taquaral.
De acordo com a gerente de Ater e coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, 70% das pessoas atendidas trata-se de agricultores familiares, público prioritário do programa. “É um trabalho muito importante para a capacitação das famílias, desenvolvimento das comunidades rurais, além do fortalecimento de programas com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ”, explica.
Ao todo, a 6ª edição do Agro é Social vai entregar mais de R$ 2 milhões em cartões do Crédito Social, beneficiando 438 famílias. As capacitações foram realizadas pela Emater Goiás de 7 a 29 de maio, com 25 cursos oferecidos a 573 alunos de 19 municípios da região Rio Vermelho.
Outros serviços
Além da entrega de certificados e dos cartões do Crédito Social, o encerramento da 6ª edição do Agro Social irá oferecer atendimentos gratuitos como plantão técnico da Emater, distribuição de mudas, feira do produtor, emissão de RG, segunda via da CNH, entre outros serviços do Vapt Vupt, e diversão para criançada. Também estarão presentes para prestação de informações a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
A programação do evento conta ainda com o apoio da Secretaria da Retomada, que levará ao evento o Balcão de Empregos, com vagas de trabalho para a comunidade do município e região. Já a Prefeitura de Nova Crixás levará serviços gratuitos para o Agro é Social. A Secretaria de Saúde realizará vários tipos de atendimentos como consultas médicas, vacinas e exames.
Fonte: Emater Goiás