A Emater Goiás, em parceria com o IF Goiano – Campus Ceres, realiza no próximo 6 de novembro, a partir das 8 horas, o Dia de Campo sobre Cafeicultura, na Estação Experimental Santa Vitória, em Araçu, a 65 quilômetros de Goiânia. O evento tem o compromisso de fomentar a atividade rural com base em práticas sustentáveis, valorizar a agricultura familiar e promover a diversificação produtiva e o fortalecimento do setor em Goiás.
A programação contará com a apresentação de estudos e resultados de pesquisas com 35 cultivares de café arábica irrigadas em condições típicas do Cerrado, desenvolvidas no município de Ceres.
Além das palestras, o encontro contará com o plantio de 400 mudas de café arábica no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em uma área experimental da estação. As inscrições, limitadas a 50 vagas, poderão ser feitas por meio de formulário online (https://forms.gle/
Segundo o gerente de pesquisa agropecuária da Emater Goiás, Cleiton Mateus Sousa, o evento é voltado a técnicos da instituição, produtores rurais e demais interessados na cafeicultura no estado.
“Nosso objetivo é divulgar a viabilidade do cultivo de café arábica em Goiás, fomentar discussões técnico-científicas sobre o tema e estimular o cultivo como alternativa para a agricultura familiar”, destaca Cleiton.
A programação será aberta pelo presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, seguida da palestra “Potencial produtivo e qualidade da bebida de café arábica em Goiás”, ministrada por Cleiton Sousa. Em seguida, a zootecnista da Emater, Elieny Maria de Abreu, abordará o tema “Produção agropecuária em sistema ILPF”.
O encontro contará ainda com o relato da produtora rural Ana Cristina Machado de Souza, da Lavoura Franciscana, que compartilhará experiências sobre o plantio de café e as expectativas para o fortalecimento da cafeicultura em Goiás.
Fonte: Emater Goiás



