A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), realizou este mês a formação do Programa Crescer, de cooperativismo e crédito rural, na comunidade Marta Rocha, em Aragarças, município na região Sudoeste do Estado.
A formação, conduzida pelo gerente da agência do Sicredi Aragarças, Diego Oliveira Rezende, foi a primeira a acontecer no meio rural e contou com de 15 participantes. Segundo Juliano Cavalcante, engenheiro agrônomo da Emater, que coordenou as visitas nas comunidades da região, as formações continuarão no próximo ano.
Juliano conta que sempre houve uma demanda dos produtores da microrregião de Aragarças por uma agência que atendesse e desse suporte aos pequenos agricultores. Com a abertura de novos escritórios do Sicredi no município, surgiu a parceria entre a instituição e a Emater.
O curso apresentou a origem do cooperativismo e sua evolução até o modelo atual, com uma abordagem direcionada ao ramo do crédito, apresentando as linhas de Crédito Rural disponíveis e produtos e serviços direcionados à população do campo.
“É importante ressaltar que o Sicredi promove o desenvolvimento das regiões atendidas, apoiando as atividades urbanas e rurais, propiciando a geração de valor e o bem-estar da comunidade”, destaca o gerente Diego Oliveira Rezende.
Para o grupo da comunidade Marta Rocha, o curso trouxe esclarecimentos sobre o assunto. “Foi muito boa a formação e nós pretendemos organizar outras”, conta Walter Nogueira Barros Sousa, presidente da Associação Marta Rocha, que participou das articulações para levar o treinamento até a comunidade.
Fonte: Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás