Cada vez mais, as questões ambientais são observadas pela sociedade, que cobra ações por parte de governos e empresas. O ano de 2023 foi o mais quente registrado na história e eventos climáticos extremos dominaram o noticiário no Brasil. Diante da necessidade de se criarem soluções que amenizem o problema do aquecimento global, a eureciclo faz a compensação ambiental e garante a reciclagem de um volume equivalente ao que as marcas parceiras colocam no mercado. Desta maneira, a companhia aumenta as taxas de reciclagem, o impacto social pela transferência de renda para organizações de catadores, centrais de triagem e operadores, além de oferecer maior segurança jurídica para os clientes.
Segundo a legislação vigente no País, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, até 2023, as empresas precisam destinar adequadamente no mínimo 22% das embalagens dos produtos comercializados. A Caramuru Alimentos, parceira da eureciclo desde 2019, beneficiou 63 agentes de reciclagem e já obteve os seguintes resultados em termos de reduções conquistadas: 130 toneladas de embalagens pós-consumo compensadas em 2019; 204 toneladas em 2020; 358 toneladas em 2021 e quase duas mil toneladas em 2022“A parceria com a eureciclo tem trazido resultados satisfatórios para a empresa. Sabendo da importância da reciclagem de embalagens, a Caramuru seguirá trabalhando para contribuir com medidas mais sustentáveis que tragam benefícios à sociedade”, diz Marcus Thieme, Diretor Financeiro, DRI & ESG (Sustentabilidade).
De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, divulgado pela ABRELPE, uma associação voltada à criação, à ampliação, ao desenvolvimento e ao fortalecimento do mercado de gestão de resíduos, a produção anual de resíduos no Brasil ultrapassa as 82 milhões de toneladas, sendo que a estimativa de recicláveis pós-consumo produzidos por ano no País são de mais de 24 milhões de toneladas. O Brasil recicla, efetivamente, mais de 742 mil toneladas por ano, o que equivale a cerca de 3% da geração de embalagens, muito abaixo do que a legislação exige. Entre 2020 e 2023, a eureciclo compensou mais de 536 mil toneladas de embalagens pós consumo.
Os clientes daeureciclo podem comunicar seu compromisso com a reciclagem usando o selo eureciclo norótulo da embalagem dos produtos que realizam a compensação nacionalmente. Desta maneira, a empresa garante a origem pós-consumo e destinação ao reciclador, além de assegurar também que o mesmo volume gerado de embalagens pelas marcas será reciclado através dos parceiros (organizações, cooperativas e operadores). A comprovação de que a reciclagem ocorreu é feita com o lastro em Nota Fiscal.
A Sinhá, principal marca de consumo da Caramuru Alimentos, é uma das marcas parceiras da eureciclo. Desde 2019, a Sinhá já enviou para a reciclagem mais de 693.718KG de material (alumínio, papel, vidro e plástico).
E, para 2024, a Caramuru dará um passo à frente. O Decreto nº. 11.043/2022 – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, traz a nova meta de 30% para compensação ambientalmente correta das embalagens pós-consumo, percentual este que será adotado pela Caramuru a nível nacional.
“É muito importante mostrar que a empresa tem processos sustentáveis e que trabalhamos pela compensação das embalagens que são vendidas Brasil afora. O trabalho em parceria com a eureciclo é um dos exemplos de iniciativas sustentáveis que visam não só ajudar o planeta bem como gerar renda para as cooperativas e cooperados associados ao programa”, comenta o Diretor da Caramuru.
Fonte: Carina Rossi Morpurgo