O ex-presidente do Banco Central do Brasil e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, lançou o livro “Calma sob pressão”, em um evento exclusivo, na última terça-feira, 19 de novembro, realizado no salão de eventos do Sicoob UniCentro Br, em Goiânia. A obra retrata, a partir de sua própria perspectiva, a experiência do economista como primeiro estrangeiro a comandar o Banco de Boston, bem como sua trajetória profissional e política até chegar ao comando do Banco Central e, posteriormente, do Ministério da Fazenda. Além da dimensão cultural, política e econômica do evento, a cerimônia foi também intimista, em razão da presença dos familiares de Meirelles, que se mostrou orgulhoso de retornar às suas raízes goianas para lançar este trabalho.
Nascido em Anápolis, que fica a 57 quilômetros de Goiânia, o economista contou que ter esse momento na capital foi uma oportunidade de refazer sua trajetória pessoal e reconhecer o lugar que Goiás tem em sua jornada. “Goiânia foi uma parte importante na minha vida, exatamente onde cresci e me iniciei na vida política”, relembrou. Ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de demais autoridades, e do diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, também anfitrião do evento, Henrique Meirelles também relatou uma parte de como foi o processo criativo que resultou em sua obra. “Nesse livro, o que eu busquei fazer foi tentar endereçar temas complexos e difíceis a um tom mais leve, no qual a profundidade não prejudicasse a fluidez e a leitura”, pontuou.
Na oportunidade, Diogo Mafia discursou sobre a honra para a cooperativa financeira em sediar o lançamento do livro. “Nós já tivemos goiano como presidente do Banco Central e já tivemos goiano como ministro da Fazenda, mas ministro da Fazenda e presidente do Banco Central, somente Henrique Meirelles”, ressaltou Mafia, ao recordar a dupla ocupação do alto escalão econômico do país pelo economista como uma excepcionalidade. O dirigente destacou ainda a relação profícua e de longa data que se estabeleceu entre o executivo e a cooperativa financeira, já que Meirelles também compareceu ao evento de inauguração da agência do Sicoob UniCentro Br na Avenida Faria Lima, em São Paulo, região considerada o “coração” da economia nacional.
O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, também comemorou a oportunidade de celebrar a ocasião. Em seu discurso, o governador reforçou a importância de valorizar, enaltecer e reconhecer o mérito das pessoas que fazem história no país. “O Brasil tem uma certa dificuldade em poder realçar as pessoas que tanto fizeram tanto pela história, quanto pela economia, cultura, arte, política e em outras áreas”, observou. E completou: “Henrique Meirelles é um homem que saiu da nossa cidade de Anápolis e é respeitado internacionalmente pela sua posição e relevância de ser o primeiro brasileiro a chegar ao comando de um banco internacional”.
Fonte: Geovana Nascimento