19.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEm Brasília, Aiba formaliza Acordo de Cooperação Técnica para implantação de 33...

Em Brasília, Aiba formaliza Acordo de Cooperação Técnica para implantação de 33 estações agrometeorológicas no Oeste da Bahia

Durante as comemorações pelos 116 anos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela reinauguração da nova sede do órgão em Brasília, na tarde desta quarta-feira (26), foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), oficializando a implantação de 33 estações agrometeorológicas na região Oeste da Bahia.

O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, ressaltou a relevância do acordo para o desenvolvimento do setor agrícola. “Agradecemos a parceria com o INMET e com o Ministério da Agricultura. Estamos certos de que todo o Vale do São Francisco será amplamente beneficiado com essas 33 estações meteorológicas. Reafirmamos nosso compromisso, e a entrega oficial das estações ocorrerá durante a Bahia Farm Show 2026”, afirmou.

O acordo tem como objetivo fortalecer a rede nacional de monitoramento meteorológico, prevendo a disponibilização de espaço físico para instalação, operação e manutenção das estações automáticas, além do eventual compartilhamento de dados. “Muita satisfação recebemos Moisés aqui na sede do INMET, na reinauguração do nosso prédio e essa grande parceria que está se iniciando junto com a Aiba, por meio de 33 novas estações agrometeorológicas, será um acordo de grande valia para o Oeste da Bahia”, disse o diretor do INMET, Carlos Alberto Andrade.

Órgão vinculado ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), o INMET é responsável por produzir e coordenar informações meteorológicas para o país. O momento contou com a participação de autoridades, como o ministro da pasta, Carlos Fávaro, que destacou a parceria com a Aiba. “Hoje, mais um passo na modernização do INMET, trazendo de volta a relevância e a importância que tem nesses 116 anos. Quero agradecer a Aiba e Moisés que topou o desafio, e vai ser um grande parceiro na instalação de 33 estações meteorológicas, que irão atender aos produtores e irrigantes da Bahia, desenvolver melhor sua tecnologia e colaborar com as previsões meteorológicas brasileiras e mundiais”, revela o ministro.

Uma estação agrometeorológica é um conjunto de equipamentos que monitoram condições climáticas e do solo para auxiliar na agricultura e funciona na coleta de dados, como temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, radiação solar e chuva, para fornecer informações que auxiliarão na tomada de decisões sobre irrigação, gestão de pragas e previsão de riscos.

Fonte: Imprensa Aiba

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS