Para encerrar as iniciativas promovidas pelo Sicoob UniCentro Br e demais singulares do Sistema Sicoob desde o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no dia 4 de julho, o Instituto Sicoob promoveu a Semana do Cooperativismo, entre os dias 12 e 16 de agosto, com uma série de atividades para toda a comunidade. Nesse contexto, o Sicoob UniCentro Br atuou por meio de ações sistêmicas de coordenação, sensibilização e mobilização, junto aos parceiros Consciente Construtora e Incorporadora, Colégio Adventista, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), dentre outros.
A finalidade dessa semana de eventos foi difundir a cultura cooperativista e dar visibilidade às boas práticas implementadas pelas cooperativas do Brasil. Com forte atuação na promoção da educação financeira, o Sicoob UniCentro Br realizou ações educativas gratuitas voltadas ao 5º princípio do cooperativismo – Educação, Formação e Informação – e ao 7º princípio – Interesse pela Comunidade. Também foram implementadas ações relacionadas à difusão do cooperativismo e às atividades filantrópicas voluntárias, as quais impulsionam o potencial das cooperativas de transformar realidades e tornar o mundo um espaço mais colaborativo.
O diretor do Instituto Consciente, Felipe Inácio; o personagem Zé do Conto; a coordenadora de cooperativismo e sustentabilidade do Sicoob UniCentro Br, Sandra Gusmão; o educador financeiro da cooperativa de crédito, Gabriel Garola; o superintendente de cooperativismo e sustentabilidade também da cooperativa, David Caldas; e a representante social da instituição financeira, Rosi Oliveira, em uma das ações realizadas durante a Semana do Cooperativismo. Crédito: divulgação.
Dentre as primeiras atividades realizadas esteve o evento exclusivo para convidados promovido pelo Instituto Consciente, braço socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com o Sicoob UniCentro Br. Na ocasião, o público teve a oportunidade de assistir uma contação de histórias encenadas pelo personagem “Zé do Conto”. A apresentação foi baseada na Coleção Financinhas – livros produzidos pelo Instituto Sicoob para promover a educação financeira infantil. Também foi realizado o Se Liga Finanças na modalidade presencial, um programa que consiste na aplicação de cursos com conteúdo prático e interativo, seguindo metodologia e materiais do Instituto Sicoob.
Dentre as ações também se destacam as Clínicas Financeiras, eventos abertos gratuitos nos quais orientadores financeiros voluntários, qualificados e experientes, puderam prestar atendimentos individualizados para a população tirar dúvidas sobre orçamento pessoal e familiar, endividamento, investimentos e outros assuntos ligados à educação financeira. Para o diretor de relacionamento e inovação do Sicoob UniCentro Br, José Umberto Vaz de Siqueira, aproximar o cooperativismo da sociedade proporciona a compreensão de seus valores e princípios e desperta o sentimento de cooperação entre as pessoas. “Isso ocorre a partir do entendimento de que as cooperativas, além de importantes agentes de transformação social e econômica, são agentes de solidariedade e de ajuda mútua que prezam pelo bem comum”, sublinha.
Fonte: Geovana Nascimento