À medida que a colheita de soja avança no Rio Grande do Sul, onde os produtores têm registrado safras expressivas, a discussão sobre a importância da tecnologia no agronegócio ganha relevância. Entre as várias inovações disponíveis para apoiar o setor, os motores elétricos surgem como uma ferramenta essencial para aqueles que desejam melhorar a eficiência de suas operações e alcançar novos recordes de produção.
As inovações em motores elétricos são projetadas para atender às exigências do campo, oferecendo um desempenho estável e confiável, seja na hora da irrigação ou na hora da colheita. Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos, comenta que os desafios no campo são inúmeros, e contar com tecnologia robusta pode fazer a diferença na produtividade. “O produtor está sempre em busca de estratégias que impulsionem sua produção, levando em conta as realidades e demandas específicas de cada safra. Por exemplo, em períodos de seca, muitos produtores enfrentam apreensões, já que a falta de umidade pode impactar negativamente o desenvolvimento da soja e até mesmo reduzir a intensidade do plantio. Nesses casos, é fundamental contar com um sistema de irrigação eficiente. São nessas situações que o agricultor pode sentir falta de contar com tecnologias eficientes e que estejam sempre prontas para o que vier”, completa Menezes.
No entanto, é fundamental que as tecnologias utilizadas no campo não apenas melhorem o desempenho nos momentos mais críticos, mas também sejam econômicas em termos de consumo energético e hidráulico. A Hercules Motores Elétricos, por exemplo, é uma das empresas que tem se destacado no mercado por criar motores que estão em constante crescimento de procura entre os agricultores, graças à implementação de sistemas como o “Click Rural” em seus produtos. Esse sistema, projetado para suportar subtensão e sobretensão em áreas rurais, garante que os equipamentos funcionem de maneira estável, mesmo sob condições elétricas adversas.
Além disso, o “Click Rural” foi desenvolvido para operar em tensões de 110-127 V, 220-254 V, e até 440-508 V, tornando-o uma solução ideal para as demandas dos produtores de soja. Já para equipamentos que operam em ambientes com poeira e umidade, como trituradores forrageiros e picadores, Menezes conta que a Hercules disponibiliza motores da linha IP 44 e IP 55, que também são projetados para funcionarem em condições adversas. “Essas são soluções que consideramos essenciais para o produtor rural, mas também reconhecemos a necessidade de flexibilidade na configuração dos motores. Por isso, na Hercules, fabricamos motores com multimontagem. Contar com essa tecnologia é essencial para assegurar que os equipamentos funcionem de maneira confiável, mesmo em condições desafiadoras, protegendo as safras contra os impactos negativos do clima e outras adversidades”, finaliza o diretor.
Fonte: Vitória Ribeiro