O período de transição compreende as 3 semanas pré-parto e as 3 semanas pós-parto, sendo fundamental para o desempenho reprodutivo e produtivo futuro do animal. Durante essa fase, ocorrem significativas alterações metabólicas e fisiológicas nas vacas leiteiras, que merecem grande atenção.
Uma sinergia de fatores resulta, por exemplo, na redução do consumo de matéria seca. Por isso, se atentar à dieta para ainda assim atender à demanda nutricional do animal é uma das chaves para o sucesso deste período, no qual os segredos encontram-se nos detalhes.
Além da nutrição, as boas práticas de manejo no período de transição são primordiais para reduzir a incidência de enfermidades pós-parto, o que além de interferir diretamente no bem-estar e saúde do rebanho e na produtividade, também tem relação com a redução de gastos com medicamentos e assistência médica, por exemplo.
Por isso, para garantir os melhores resultados nas fazendas de leite, o conhecimento é suma importância. Aprender com quem sabe e domina o assunto faz toda a diferença. Sabendo disso, a Agroceres Multimix preparou um workshop exclusivo com o tema “Estratégias, manejo e ferramentas nutricionais com impacto no período pós-parto” para um seleto grupo de participantes.
O workshop será ministrado por dois grandes especialistas:
Dr. Felipe Cardoso, Professor associado da Universidade de Illinois em Urbana-Champaig
Dr. Gilson Dias, Gestor técnico de bovinos de leite da Agroceres Multimix.
O curso acontecerá dia 02 de agosto, em Goiânia, antecedendo o Interleite Brasil 2022 – maior simpósio da pecuária leiteira nacional. Este ano, o Interleite Brasil chega a sua 20ª edição, para fazer desta um marco da história do leite brasileiro.
Com 23 palestras, distribuídas em 5 painéis temáticos, durantes os dias 03 e 04 de agosto, o Interleite Brasil 2022 abordará as mudanças na cadeia do leite e as oportunidades para o futuro do setor.
Fonte: MilkPoint