Ingredientes confirmados no tradicional prato feito brasileiro, a combinação dos alimentos traz sabor às receitas e auxilia na saúde de quem consome
Desde a infância, a maioria das pessoas está acostumada a consumir uma dupla cheia de sabor: o arroz e feijão. Além de terem lugar garantido no tradicional prato feito brasileiro, a combinação dos ingredientes traz inúmeros benefícios para quem os consome, uma vez que ambos se complementam na parte nutricional. O Dia Mundial do Feijão – comemorado nesta sexta-feira, 10 – evidencia que, em uma rotina equilibrada, o simples é o que dá certo.
Em busca de uma qualidade de vida melhor, o público normalmente muda os hábitos alimentares e retira diversas comidas da dieta. No entanto, nem sempre a exclusão é a melhor solução. A junção dos grãos, por mais simples que possa parecer, eleva o nível nutricional das refeições, uma vez que cada um carrega minerais e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
“Temos que tomar muito cuidado, pois o que ingerimos será utilizado como combustível para o nosso corpo. O arroz, por exemplo, está no grupo dos carboidratos e atua diretamente como fonte de energia, o que lhe confere grande importância. Já o feijão carrega o ferro, indispensável no reparo celular e transporte de oxigênio. Neste caso, o ideal é alinhar o consumo com uma fonte de vitamina c, para otimizar a absorção”, explica a nutricionista Larissa Zanette.
No dia a dia, além do cuidado em consumir todos os nutrientes, as pessoas também precisam ingerir os aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo próprio corpo. E este é um dos fatores que confere à dupla grande relevância na alimentação. Conforme a nutricionista, arroz é rico em metionina e cisteína, mas deficiente em lisina, que é encontrada em abundância no feijão.
Dentro do universo das leguminosas, o feijão encontra-se entre os ingredientes que agrada desde as crianças até as pessoas mais idosas. Com tantas versões, o alimento pode ser empregado em diversas receitas, com ou sem o seu fiel companheiro. Nesses casos, na visão da nutricionista, é justamente o dinamismo que faz com que as pessoas consumam diversos ingredientes repetidas vezes ao longo de toda a vida, sem enjoar.
Fonte: Imprensa Kiarroz