36 C
Jatai
InícioNotíciasDocente ministrou curso sobre Genética Quantitativa na França

Docente ministrou curso sobre Genética Quantitativa na França

Antonio Augusto Franco Garcia, do departamento de Genética, interagiu com estudantes da França, México, Turquia, Taiwan, Indonésia, Nigéria e Etiópia  

No início de abril deste ano, ocorreu mais um capítulo da importante interação entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e as universidades francesas.

Durante uma semana, o professor do departamento de Genética, Antonio Augusto Franco Garcia, ministrou a disciplina “Genética Quantitativa” para os alunos de mestrado do programa de pós-graduação em Melhoramento de Plantas do Institute Politécnico UniLaSalle Terre & Sciences (Beauvais, França). “O programa integra o renomado programa European Master in Plant Breeding, da Erasmus Mundus Foundation”, conta o docente, que já havia oferecido este curso entre outras seis oportunidades, sendo que em 2020 e 2021 isso ocorreu de forma remota.

Em 2022, o curso teve a participação de 14 alunos de diversos países, incluindo França, México, Turquia, Taiwan, Indonésia, Nigéria e Etiópia. “O curso apresenta a fundamentação científica do melhoramento genético dos caracteres quantitativos, que são os mais importantes do ponto de vista agronômico, uma vez que estão associados à produtividade, resistência a estresses bióticos e abióticos etc”, comenta Franco Garcia.

Segundo o docente, a experiência é bastante interessante e enriquecedora do ponto de vista profissional e pessoal. “Os alunos têm diferentes níveis de formação e conhecimentos prévios, e é muito interessante observar as diferenças de abordagem nos diversos países. Como os alunos do programa francês precisam necessariamente fazer estágio externo em outra instituição (normalmente empresas de melhoramento europeias), mantenho-me atualizado sobre as principais pesquisas, atualizando a disciplina e também minhas atividades de pesquisa”, aponta o docente.

A atividade faz parte do programa de dupla diplomação que a Esalq mantém com as escolas francesas. Desde 2005, a Esalq já recebeu 257 estudantes franceses e enviou 173 estudantes. Aproveitando a oportunidade, o professor apresentou também um seminário sobre as oportunidades de dupla diplomação.

Fonte: Esalq USP

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS