A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuárias como elo entre a indústria e o produtor rural, impulsionando o uso de tecnologia e levando informação e eficiência às lavouras e pastos em todo o mundo, foi enfatizada durante o painel Internacional O cenário global da distribuição de insumos do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, que se encerra na quinta-feira, dia 10 de agosto.
As vendas para proteção de cultivos no México alcançaram US$ 1,9 bilhão. São cerca de 30 culturas instaladas no país, sendo que apenas a plantação do milho ocupa uma área de 7,9 milhões de hectares. Mesmo assim, segundo Daniel Quiñonez, CEO Ansa Sapi, do México, o volume de grãos produzida é insuficiente para suprir as necessidades da população, exigindo a importação de alimentos.
De acordo Quiñonez, há entraves regulatórios e a aprovação de novas moléculas de químicos é lenta. Outra característica é a presença de agricultura de subsistência, com pequenos produtores no sul do país, enquanto do centro para o norte, a produção é tecnificada, o que cria o desafio de “levar tecnologia ao pequeno agricultor”.
Terceira maior economia do continente africano, a África do Sul possui uma diversificada agricultura que responde por 17% do PIB. Johan Nienaber, Diretor Regional Inteligro, da África do Sul, informou que os principais fornecedores globais de insumos estão presentes no território sul-africano, com distribuidores em consolidação.
Com o olhar voltado ao futuro, Nienaber entende que a diferenciação está no melhor entendimento das necessidades dos agricultores, para que possam demonstrar o valor do canal de distribuição. Ele apontou, ainda, a formação de mais especialistas em proteção de cultivos. “A tecnologia é alavanca para plantar mais com menos”, afirmou.
Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro Andav, por sua vez, antecipou dados que integram a 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, a ser apresentada no último dia do Congresso, traçando um panorama do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários nacional. Característica do mercado brasileiro de distribuição de insumos é a grande presença de pequenas e médias empresas, com administração familiar, o que torna essenciais os serviços prestados pela Andav, como “a plataforma de inteligência de mercado, que inclui diversas pesquisas, que contribuem para a gestão do negócio das associadas, afinal, quanto mais informação, melhor poder de decisão”.
Marketing 5.0 – agregando valor para a distribuição
Pai do marketing moderno, Phillip Kotler participou do Congresso Andav 2023, mostrando que as transformações do mundo carregam oportunidades e desafios que exigem gestores capazes de assumirem essas mudanças. Para ele, marketing é agregar valor e saber entender e definir o atributo desejado pelo consumidor que, mais do que o produto, busca uma experiência.
Assim como as grandes marcas construíram suas percepções, tais como a melhor engenharia da Mercedes, o entretenimento familiar da Disney ou a segurança da Volvo, também os produtos agropecuários podem seguir o modelo de diferenciação, inclusive de commodities como as laranjas da Flórida ou as batatas americanas.
Na agricultura, Kotler entende que o setor precisa explorar as modernas ferramentas, inclusive a inteligência artificial para a criação de anúncios mais assertivos, automatizando o marketing com métricas adequadas e com o estabelecimento de metas.
A Plenária do Congresso Andav 2023 debate o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro e conta com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.
O Congresso Andav 2023 é o principal ponto de encontro do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil. A edição deste ano está reunindo mais de 160 marcas nacionais e internacionais, e deve receber mais de 10 mil profissionais do setor, que estão conhecendo novos produtos e serviços, que contribuirão para ampliar o fortalecimento e sustentabilidade das empresas da Distribuição de Insumos Agropecuários, que são responsáveis por levar ao campo produtos, boas práticas, tecnologias e inovação.
Fonte: Elizabeth Melo (Mecânica Comunicação Estratégica)