Atividade levou para os produtores aprendizados sobre a cultura
Diante dos processos de aprendizado e empreendimento, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu na última terça-feira (26), Dia de Campo da Laranja na Estação Experimental da Agência, em Anápolis (GO). O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.
Para o gerente da Estação Experimental da Emater em Anápolis, Marcos Coelho “o projeto tem como objetivo divulgar o trabalho da Emater com a pesquisa (avaliação e validação) de germoplasma de variedades de citros adaptadas para condições climáticas do estado de Goiás”.
Durante atividade, a Agência apresentou 32 variedades da fruta cultivadas no local, além de demonstrar tecnologias para o uso em laranjas copas e porta enxertos, que se refere a tecnologia utilizada para evitar a proliferação de doenças nos citros. Ainda durante o Dia de Campo foram demonstradas variedades com potencial para o mercado.
Marcos Coelho explicou que a atividade está programada para mais edições voltadas para citricultura, aprofundando os conhecimentos e o desenvolvimento da renda do próprio produtor rural.
O produtor de Roraima Charles Henz comentou a participação na atividade para desenvolvimento teórico e prático da cultura de citros, Henz destacou que a Emater motiva os produtores ao inovar no o modelo de assistência técnica e contribuir para o desenvolvimento diante do mercado. “A Estação Experimental é um espetacular é inovação tecnológica com pesquisa, que permite o conhecimento de outras variedades da laranja”, destacou o agricultor.
A Gerente de Pesquisa Agropecuária da Emater, Claudia Barbosa Pimenta ressaltou a importância de projetos como esse para instituição: “Os dias de campo são eventos nos quais a Agência leva para o produtor rural tecnologias que possam ser utilizadas em sua propriedade”.
Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação – Emater Por: Matheus Alves
Crédito Imagem: Domínio Público/Pixabay