20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDestino Miringuava amplia opções de turismo responsável na natureza na Grande Curitiba

Destino Miringuava amplia opções de turismo responsável na natureza na Grande Curitiba

O Destino Miringuava, roteiro turístico em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, ganhou cinco novas opções de visitação. Agora, são 11 empreendimentos que fazem uso de diversas práticas sustentáveis e oferecem atrações como colheita de frutas, cafés coloniais, vinícolas, trilhas em meio à Mata Atlântica, vivências em propriedades da agricultura familiar e hospedagem em ecopousadas.

“É uma excelente opção de lazer para os finais de semana ou períodos de férias. Ao visitar esses espaços, os turistas podem viver experiências únicas em meio à natureza e ainda contribuir para o fortalecimento de negócios sustentáveis, que ajudam a conservar uma região estratégica para o abastecimento de água de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e representante do movimento Viva Água, iniciativa que mobiliza os empreendedores locais.

Para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os empreendedores da região passaram por capacitação de oito meses promovida pelo Sebrae-PR, em parceria com o Viva Água, que contempla um diagnóstico em diversos critérios sociais, econômicos, ambientais e culturais.

“O objetivo foi assegurar que os empreendimentos atendam a altos padrões de sustentabilidade. Acreditamos que esses locais possam se tornar referência na recuperação de ecossistemas naturais e no estímulo ao empreendedorismo de impacto positivo”, explica Fernanda Pesarini Tarli, gestora dos projetos de Turismo – Regional Leste do Sebrae-PR.

Além da qualificação para aprimorar a gestão sustentável, os empreendimentos certificados tiveram acesso a ferramentas financeiras e linhas de crédito, destinadas a promover adaptações e melhorias de infraestrutura. “Todo o trabalho realizado na região pelo movimento Viva Água, há mais de cinco anos, demonstra como o turismo responsável pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais, considerando práticas ecológicas, o envolvimento dos moradores locais e o empoderamento econômico”, diz Karam.

A Bacia do Rio Miringuava possui vocação natural para o turismo rural e o ecoturismo, pois além dos atrativos ecológicos, a região oferece uma rica herança cultural e gastronômica. “Os colonos europeus que chegaram na região ao longo do século passado construíram histórias e tradições que certamente precisam ser conhecidas. O roteiro combina esse legado com a possibilidade de conexão genuína com a comunidade local e a natureza”, completa Karam.

Fonte: “Luciano Fontes”

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS