24.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDas florestas de eucalipto ao produto final: conheça a grandeza por trás...

Das florestas de eucalipto ao produto final: conheça a grandeza por trás da produção de painéis de madeira

No coração das plantações de eucalipto, onde cada árvore é cuidada e cresce com rigorosos padrões de sustentabilidade, começa a história dos painéis de madeira. A grandiosidade da indústria que produz os painéis utilizados na fabricação de móveis presentes nas casas dos consumidores começa nos viveiros, com o cultivo das mudas de eucalipto, que serão plantadas nas unidades florestais, e vão crescer para se transformar em árvores que podem levar cerca de seis anos para serem colhidas. E não é qualquer muda que sai do viveiro para ser plantada nas fazendas. Um programa de Melhoramento Genético se dedica a aprimorar as variedades de eucalipto, produzindo materiais genéticos de alto potencial, com características como tolerância às condições climáticas adversas e resistência a doenças, que podem ameaçar as florestas.

Desde os viveiros de mudas até a formação das florestas imensas, que se estendem por mais de 140 mil hectares de áreas de plantações florestais e de conservação da vegetação nativa, cada árvore cultivada pela Duratex, marca líder na produção de painéis de madeira industrializada no Brasil, conta uma história de compromisso com o meio ambiente e com as comunidades locais.

Recentemente, o Brasil tem visto um aumento significativo na demanda por produtos com certificações ambientais, em um movimento impulsionado tanto por consumidores conscientes quanto por novos requisitos legais. Um estudo publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), em setembro de 2024, aponta que as vendas de produtos com certificação FSC® – Forest Stewardship Council® – cresceram 17% nos últimos dois anos, refletindo a crescente preferência do mercado por soluções que contribuam para a conservação do meio ambiente e bem-estar das pessoas.

A marca está posicionada como uma referência na gestão responsável de florestas, sendo a primeira empresa do hemisfério Sul e a quinta no mundo a obter a certificação FSC® de manejo florestal, resultado do emprego de práticas ambientalmente adequadas e socialmente benéficas e economicamente viáveis. São mais de 46 mil hectares de áreas dedicadas à conservação da vegetação nativa e um histórico de mais de quatro décadas de pesquisa e preservação da biodiversidade, uso racional de recursos hídricos e solo, bem como o respeito às pessoas que vivem no entorno destas áreas florestais.

“Nosso compromisso vai muito além da produção de painéis de madeira. Cada árvore que plantamos é parte de um ciclo que inclui o uso responsável dos recursos naturais. Cada escolha de um produto Duratex é, portanto, um passo em direção a um futuro mais sustentável. Ao mesmo tempo em que nos adaptamos às tendências globais, também trabalhamos para influenciar a indústria de forma que ela adote práticas cada vez mais sustentáveis”, afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex.

Para capacitar os produtores parceiros e engajá-los com as melhores práticas de manejo, a Duratex apoia, desde 2019, grupos de produtores a buscarem certificação florestal em suas áreas. Além disso, toda a madeira utilizada como matéria-prima para os painéis MDF e MDP que é adquirida de produtores terceiros passa por uma avaliação criteriosa, assegurando sua origem legal, produzida em áreas livres de desmatamento e com respeito aos direitos dos trabalhadores.

O portfólio de MDF da Duratex comprova que é possível aliar sustentabilidade e design em um único produto. Os diversos tipos de painéis de madeira, que podem ser usados em residências ou espaços comerciais, trazem originalidade e personalidade aos ambientes, oferecendo durabilidade, e também segurança e bem-estar aos usuários. A obtenção da certificação na classificação E1 evidencia isso. A boa prática, que indica painéis com baixa emissão de formaldeído, assegura a saúde e a segurança durante o processamento e utilização dos produtos, normalmente orientados a ambientes internos.

Impacto das mudanças climáticas na indústria florestal e o papel da Duratex

Em sintonia com esse movimento de conscientização, as questões climáticas também têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade. A última edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em outubro, alerta que a preservação de ecossistemas e florestas é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Em resposta, empresas têm se comprometido a adotar soluções que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a resiliência ecológica.

Diante da crescente exigência de consumidores e de regulamentações para que as empresas estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a Duratex está bem preparada para atender as expectativas.

“Entendemos que a sustentabilidade é uma jornada de constante evolução. Assim, estamos sempre ouvindo os colaboradores e buscando estudos internacionais, agendas globais e as melhores práticas de mercado. Este é o verdadeiro impacto da Duratex: transformar a beleza da natureza em produtos que inspiram os consumidores e melhoram o mundo”, conclui Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex.

Fonte: Juliana Lozano

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS