Na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro em Foz do Iguaçu, o CEO do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança (IBGL-Brasil), Fabiano Zanzin, compartilhará sua expertise em uma palestra intitulada “Cultura de gestão com foco em execução e produtividade”. Segundo Zanzin, o fator competitivo mais relevante para as empresas modernas não é apenas a tecnologia, a estrutura ou o capital, mas sim a cultura de gestão que se constrói internamente.
“Cultura de gestão com foco em resultado é o que se constrói dentro das empresas para que tudo aquilo que foi planejado e montado estrategicamente pela diretoria e pelos acionistas realmente saia do papel”, afirma Zanzin. Ele explica que essa cultura é o alicerce que define como as empresas tomam decisões, ajustam suas rotas, contratam e demitem, e planejam o crescimento. “Embora intangível, é ela que impulsiona ou trava o desenvolvimento organizacional. Ou seja, é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa moderna hoje”, acrescenta.
O CEO do Instituto destaca que a cultura de gestão é moldada por pessoas, comportamentos, sistemas e símbolos. “É por causa da cultura que você tem empresas que crescem rapidamente, tomam decisões ágeis ou ficam paradas, travadas por conta do conservadorismo”, observa. Ele acrescenta que, especialmente no agronegócio, onde muitas empresas ainda operam em modelos familiares, a cultura de gestão pode ser um diferencial, trazendo agilidade e inovação.
A cultura com foco em execução e produtividade é, segundo Zanzin, o estágio mais maduro de qualquer organização. Ele enfatiza a importância de uma equipe engajada e alinhada com os objetivos da empresa, onde todos, do presidente ao estagiário, executam suas responsabilidades com excelência e dentro dos prazos. “Quando a execução está acontecendo, a produtividade aumenta e os resultados da organização se tornam mais efetivos. E, quanto maior a empresa, maior é o desafio de trabalhar em equipe e ter uma comunicação fluida”, pondera. “Vamos mostrar durante a palestra quais são os pilares e as rotas práticas para construir uma cultura leve, dinâmica e ágil nas empresas.”
CBSementes – O XXII Congresso Brasileiro de Sementes vai acontecer de 10 a 13 de setembro de 2024, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR)., com o tema “Semente: A Matéria-prima da Sustentabilidade”.
O evento é voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola, formuladores de políticas públicas e interessados na temática da sustentabilidade e inovação no setor de sementes.
Fonte: Assessoria de Imprensa