18.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCredenciadoras ao Freio de Ouro 2023 já agitam calendário da raça Crioula

Credenciadoras ao Freio de Ouro 2023 já agitam calendário da raça Crioula

Provas fazem parte de um total de 40 que selecionam os próximos finalistas para o ciclo do ano que vem da modalidade da ABCCC

Até o final deste ano, cinco credenciadoras ao Freio de Ouro 2023 ainda serão realizadas. No cronograma estão as cidades de Uruguaiana, Carazinho, Piratini e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e Pato Branco, no Paraná. O ciclo completo possui, para 2023, 40 credenciadoras planejadas. Destas, seis etapas já foram realizadas este ano: Lagoa Vermelha, Rio Grande e Esteio, no Rio Grande do Sul, Brasília, no Distrito Federal e Chapecó, em Santa Catarina.

Conforme o vice-presidente de Exposições e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) André Luiz Narciso Rosa, a estimativa é que sejam selecionados de 600 a 650 cavalos, entre machos e fêmeas. Segundo Rosa, a média é de 18 a 20 cavalos por credenciadora.

O gestor destaca a presença de nomes de peso nas credenciadoras: “O Freio de Ouro 2019, Santa Alice Nublado, voltou. Em Rio Grande correu a terceira melhor fêmea de 2020, Jabuticaba da GAP São Pedro. A perspectiva ainda é de sair essa égua vencedora do Bocal de Ouro, Oitava Rima da Cabanha Santa Fé, que já correu Esteio de novo”. Rosa disse ainda que são animais bastante completos morfologicamente e funcionalmente destacados participando novamente do ciclo. “As perspectivas são as melhores possíveis”, garante o vice-presidente.

A seletiva de Uruguaiana inicia as provas na próxima sexta-feira, 18 de dezembro. Já no dia 25, iniciam as provas em Piratini e Pato Branco (PR). A credenciadora de Carazinho está agendada para iniciar em 2 de dezembro e a de Caxias do Sul em 8 de dezembro.

Fonte: AgroEffective

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS