A boa convivência da agricultura e dos defensivos agrícolas com a apicultura e a meliponicultura é possível e, mais do que isso, necessária para garantir o potencial da produção de alimentos e das abelhas. O tema é pauta do primeiro módulo do treinamento gratuito disponibilizado pelo Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), na plataforma www.sindiveg.org.
“Em muitas culturas agrícolas só há produção economicamente viável quando há a presença de agentes polinizadores. Por meio dessa ação educativa, a indústria busca maximizar a proteção das abelhas, incentivando o diálogo entre os produtores. Para auxiliar nesse desafio, o curso do Colmeia Viva foi preparado com informações de qualidade e apoio de renomados especialistas”, informa o agrônomo Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindiveg.
O primeiro módulo do treinamento, que já conta com sete ciclos de aprendizado, aborda a proteção racional dos cultivos, explica o serviço de polinização realizado pelas abelhas e trata do respeito à agricultura, com a proteção das abelhas e do meio ambiente. O material inclui a publicação “Manual de boas práticas”, que pode ser baixado gratuitamente pelo aluno. A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila e certificado ao fim de cada etapa.
“O Sindiveg tem sido pioneiro na disseminação de informações e na formação de produtores rurais de todo o país. Por meio de mais esse treinamento, que já conta com mais de 3 mil inscritos, queremos não apenas conscientizar, mas contribuir para a segurança alimentar do país”, salienta a bióloga Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg.
Fonte: Texto Comunicação