Foi celebrada na manhã desta quarta-feira (1), uma parceria ambiental entre a Agrovale e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Petrolina – PE (Seagri), que vai beneficiar 19 mil criadores do município com a doação de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar).
Durante a assinatura do convênio, o diretor vice-presidente da empresa, Denisson Flores, enfatizou que a ação faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da empresa que foi criado em 2018 e já beneficia 51 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios com a doação de mais de 80 mil toneladas de palhada para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região.
“Aprimoramos técnicas de manejo da cultura e fizemos investimentos extra para ampliação do recolhimento e enfardamento da palha residual da colheita mecanizada. Com a doação do suporte alimentar estamos contribuindo para o fomento da cadeia produtiva dos pequenos pecuaristas e ainda com o desenvolvimento regional através do reaproveitamento da palhada na cogeração de eletricidade, reduzindo assim gradualmente o emprego da queima controlada como método de pré-colheita”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Agricultura de Petrolina, Gilberto Melo, a parceria vai beneficiar toda a área de sequeiro do município, ampliando a oferta de alimento para os rebanhos de 19 mil criadores que sofrem com a estiagem prolongada. Ainda segundo o secretário, os pequenos produtores rurais e associações da categoria serão cadastrados na sede da Seagri (Rua das Laranjeiras, n° 265, Centro – Petrolina), para organização da ordem de entrega das doações e retirada da palhada na própria Agrovale.
Cada criador pode pegar de 06 a 18 fardos, sendo que a retirada dos seis (06) deve ser feita mensalmente; doze fardos a cada dois meses, e 18 fardos a cada três meses. Ainda durante a assinatura do convênio, Denisson Flores, encerrou a solenidade afirmando que a intenção é ampliar ainda mais a contribuição da empresa, convidando outras prefeituras, associações, cooperativas e entidades de ensino e proteção ecológica a receberem também as doações da palhada, este volumoso suplementar com altos teores de carboidratos que é uma alternativa ecológica e barata.
Fonte: CLAS Comunicação & Marketing