Organismo é responsável por perdas de até 80% nas lavouras de diversas culturas
Nesta semana, é realizada a 35ª edição do Congresso Brasileiro de Nematologia no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). O evento reúne as principais referências dentro da Nematologia nacional para discutir o impacto da presença dos nematoides nas lavouras, assim como soluções disponíveis e novas tecnologias em desenvolvimento para o manejo desses organismos. São esperadas cerca de 300 pessoas para as palestras, cursos e mesas redondas que deverão ser realizadas durante o evento.
Responsáveis por grandes danos em diversas culturas e prejuízos bilionários, os nematoides atacam as raízes das plantas, limitando sua capacidade de absorção de água e nutrientes. Além das oito mil espécies que já foram catalogadas, novos gêneros vêm sendo descobertos a cada ano, fato que deve ser olhado com certa atenção por todos profissionais envolvidos no setor produtivo.
Por conta de seu amplo portfólio para o combate de pragas, a Adama, empresa global do setor de agroquímicos, tem sua presença confirmada no evento. Será ministrada aos participantes uma palestra sobre o nematicida Nimitz, na qual a empresa irá apresentar as principais características e a forma que ele age sobre os nematoides, bem como resultados de pesquisa obtidos nas últimas safras com o uso do produto.
“O congresso é uma grande oportunidade que nós, profissionais do setor, temos todos os anos para debater e atualizar nossos estudos e propostas de soluções para o manejo dos nematoides em diversas culturas”, destaca Gerson Dalla Corte, Gerente de Marketing da Adama Brasil. “Aproveitamos o ensejo para provar essa atenção ao agricultor com exemplos práticos, como o nematicida Nimitz, desenvolvido para combater a praga em onze culturas e que, em breve, deve contemplar uma série de outras culturas como cebola, alho, beterraba e tabaco em sua bula”, completa.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Embrapa Clima Temperado, o Congresso tem como tema central nesta edição os “Problemas Emergentes e Estratégias de Manejo” das culturas, com o objetivo de promover a interação entre produtores, pesquisadores e estudantes da área de Nematologia da região Sul do Brasil.
Fonte: AGROLINK COM INF. DE ASSESSORIA
Crédito Imagem: Domínio Público/Pixabay