Voltado para a pecuária de corte do Brasil, evento ocorre entre 10 e 11 de maio, em Campo Grande
Com o objetivo de trazer conhecimento e novas tecnologias que auxiliem na intensificação do sistema produtivo, a 9ª edição do Confinar, um dos maiores eventos da pecuária de corte do Brasil, ocorre de 10 a 11 de maio, em Campo Grande (MS). Além dos tradicionais estandes, uma série de temas serão discutidos no evento.
Entre os tópicos em destaque está a convergência de dados para predição de abate de máximo lucro, que será abordada por Paulo Dias, CEO da GA+Intergado. Nesse sentido, pesagens diárias de animais são essenciais para que o produtor consiga mensurar o desempenho de determinada dieta fornecida, identificar animais doentes no lote e, por fim, relacionar a cotação do mercado e os custos de produção com os indicadores de ganho de peso individual e do lote dia a dia para negociar os animais no ponto de máximo lucro. Para vender o boi com o máximo lucro, é fundamental saber o ponto correto de abate. Para fazer isso, explica Dias, é preciso recorrer a uma tomada de decisões mais automatizada dos processos internos. Ou seja, optar por parâmetros confiáveis para que o produtor não erre, especialmente em um momento de margens tão estreitas de lucro como as atuais.
“O ponto de abate é uma decisão corriqueira dos produtores, mas quando a alimentação aumenta, por exemplo, há um impacto muito maior nos dias de confinamento. Outro ponto é que o abate não pode ser focado apenas em lotes, mas em cada desempenho individual do animal, e isso torna mais complexa a tomada de decisão. Nesse sentido, a tecnologia é forte aliada do produtor”, pontua Dias, que falará aos participantes do Confinar 2022 no dia 11 (quarta-feira), às 8h, com o tema “Convergência de dados para predição de abate de máximo lucro: animal x mercado x frigorífico”.
A GA+Intergado fará no evento o pré-lançamento do Dashboard de Desempenho, que facilita essa tomada de decisão com uma visão de custo de oportunidade por animal e lote. A ferramenta integra os dados gerados pela solução Intergado Beef, um sistema da pecuária de precisão que permite o acompanhamento diário do peso e do comportamento animal em todas as fases da criação, aos dados de custos de produção geridos pelo TGC. Com essa inteligência de negócios, o produtor enxerga mais claramente as oportunidades e os riscos dia a dia e consegue antecipar cenários. O sistema calcula automaticamente o lucro diário por cabeça, projetando o momento ideal para a venda. Além de tudo, esta automação otimiza o investimento do produtor evitando prejuízos com custos de diárias de animais que já atingiram o ganho máximo de peso, conhecidos como Boi Ladrão, que come e não engorda.
O Confinar 2022 será no Bosque Expo (Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Parque dos Novos Estados). Para informações e inscrições, acesse o site do Confinar.
Fonte: Kayvo