No Sumário, são mostradas também, de forma inovadora, DEPs genômicas dos animais avaliados para pigmentação ocular, comprimento de pelo, caracterização racial e resistência ao carrapato, este último item é um dos carros chefe do programa de melhoramento genético da Conexão Delta G, reconhecido no setor, em trabalho desenvolvido com a parceria da Embrapa e Gensys Consultores, e apoiado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Conforme o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Potter, nas raças Hereford e Braford, entre os touros Deca 1 (classificação dos animais que estão entre os 10% superiores do Sumário), 80% são touros de associados da Conexão Delta G. Esses animais são comparados com touros nacionais e internacionais que tem filhos avaliados no programa. “Estes touros que estão entre os 10% superiores fizeram parte do nosso Programa Touro Jovem, mostrando o sucesso do nosso trabalho de melhoramento genético”, afirma.
Potter avalia que muitos touros jovens já estão superando exemplares consagrados, mostrando a eficácia do melhoramento genético. Para o presidente do Conselho Técnico, isto é tudo que se projeta em um programa de melhoramento genético, que um touro fique no topo do sumário por, no máximo, três ou quatro anos e que gerações mais novas venham e superem as gerações anteriores. “Touros jovens com a primeira avaliação estão tendo destaque desde o último programa de teste de Progênie e já estão sendo contratados por Centrais de Inseminação e que estarão em breve no Sumário de touros. Esta publicação vem a coroar o nosso trabalho”, destaca.
Grande parte da genética destes touros já estará disponível ao mercado a partir da próxima Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha. A Conexão Delta G reúne atualmente 16 associados entre os principais criatórios das raças Hereford e Braford e tem como principal objetivo gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O programa de melhoramento genético é o forte elo entre as empresas participantes da entidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Conexão Delta G