Especialistas na cultura da cana-de-açúcar e na produção de açúcar, etanol e energia estarão reunidos na paulista Piracicaba, no dia 22 de agosto próximo, durante o evento Conexão Cana 2024. O encontro da consultoria Agrociência tem entre os apoiadores a Sipcam Nichino Brasil, companhia líder no desenvolvimento e na entrega de soluções de fomento à qualidade da matéria-prima da cana-de-açúcar.
Conforme a gerente de marketing da Sipcam Nichino, engenheira agrônoma Carulina Oliveira, a companhia tem no setor sucroenergético um parceiro estratégico para seus negócios no Brasil. A empresa, ela informa, fornece soluções de ponta às unidades produtoras de açúcar, etanol e energia e a agricultores fornecedores de cana-de-açúcar.
“Comercializamos um amplo portfólio de soluções na área”, destaca Carulina. Segundo ela, o inseticida Takumi® e o maturador Sprint® 50 WG são duas das soluções de ponta comercializadas pela Sipcam Nichino para a cana-de-açúcar.
Segundo ela, o maturador Sprint® 50 WG acelera a maturação natural da cana-de-açúcar, provê ganhos em ATR (açúcar total recuperado) e constitui um recurso de ponta visando a potencializar acúmulo de sacarose, além de ampliar a janela de colheita e melhorar o gerenciamento da colheita da matéria-prima.
Já o inseticida Takumi®, complementa Carulina, se consolida safra após safra entre as ferramentas estratégicas do produtor frente a infestações da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), que nas últimas safras chegou a mais de 70% das áreas cultivadas. “A solução tem por ingrediente ativo a flubendiamida 222, molécula potente patenteada pela Nichino do Japão”, continua ela.
Conforme Carulina, Takumi® é altamente eficaz na redução das infestações da broca-da-cana. Segundo a agrônoma, recentes estudos envolvendo o inseticida, em parceria com pesquisadores do IAC – Instituto Agronômico – e da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos –, apuraram que o uso correto de Takumi® reduz a população do inseto e, consequentemente, a porcentagem dos colmos brocados na colheita.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos