18.9 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaComposteira reduz impactos negativos no meio ambiente

Composteira reduz impactos negativos no meio ambiente

Minimizar os impactos negativos do descarte irregular do lixo orgânico por meio da conscientização, educação ambiental e sustentabilidade. É com esse objetivo que o projeto Parceiro Anjo – que tem como foco preparar os jovens para o início da vida profissional – participa da execução de uma composteira no município de São Miguel do Oeste. O projeto Parceiro Anjo aplica o Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC.

A composteira foi desenvolvida por meio das empresas LB Soluções em Inclusão Social e D’Vino Restobar (Signatários do Movimento Nacional ODS SC), em parceria com a Dispães e apoio do Sicredi. A solução ambiental e sustentável tem como objetivo minimizar os impactos negativos com foco na problemática do lixo orgânico.

“O objetivo é fomentar a educação ambiental na comunidade e a mudança de comportamento, para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030 no Brasil”, explica o coordenador do projeto Parceiro Anjo, Luis Albertor Schoingele.

Os principais benefícios da compostagem incluem reduzir o volume de lixo ao ser realizado corretamente; produzir adubo e fertilizantes naturais; enriquecer a terra com nutrientes; e revenir a proliferação de animais vetores de doenças, como ratos, baratas e moscas.

Luis explica que na composteira, os depósitos de lixos orgânicos devem ser feitos diariamente e quando a caixa de cima estiver cheia, é necessário trocar as posições, passando-a para baixo e colocando uma vazia no lugar, para recomeçar o processo. “Não é necessário colocar novas minhocas e o adubo orgânico pode ser coletado a cada três meses. É precoso ter atenção na hora de escolher o que colocar na composteira, alguns materiais comprometem a degradação da matéria orgânica e prejudicam o desenvolvimento do adubo”, destaca.

Podem ser colocados na composteira frutas, legumes, hortaliças, cascas de ovo e sachês de chás sem a etiqueta. Podem ser colocados, mas em quantidade reduzida: frutas cítricas, guardanapos e papel toalha, flores e ervas medicinais ou aromáticas. Não poder ser colocados: temperos fortes como alho, cebola, e pimenta, limão óleo e gordura, fezes de animais, papel higiênico, jornal ou papelão e carnes.

DE OLHO NA SUSTENTABILIDADE

O projeto Parceiro Anjo é uma prática deferida pela 14ª edição do Prêmio Innovare na categoria Justiça & Cidadania, visando despertar características de comportamento empreendedor na juventude como estratégia para a inclusão social.

A iniciativa oferece educação empreendedora e ambiental, ações de sustentabilidade, palestras, workshops, network, visitas técnicas, aulas práticas, eventos esportivos e muito conhecimento pessoal e profissional.

A missão do Parceiro Anjo é promover soluções humanizadas por meio da educação empreendedora e ambiental e interromper o ciclo de violência gerando oportunidades de trabalho e renda. “Nossa visão é ser referência em empreendedorismo social, promovendo experiências inovadoras e sustentáveis, contribuindo para um Brasil mais livre, justo e solidário, colocando em prática os objetivos de desenvolvimento sustentável para atingir a agenda 2030 no Brasil”, acrescenta o coordenador do projeto.

O PARCEIRO ANJO

O Parceiro Anjo tem como conceitos norteadores das atividades a inspiração, conexão, criação, construção, cooperação e inovação. Os encontros são realizados nas quartas-feiras no período vespertino. São abordadas temáticas relacionadas ao empreendedorismo e a gestão empresarial.

Os alunos participam de oficinas, aulas práticas, palestras, atividades ambientais e de sustentabilidade e promoção de eventos. Além disso, participam de consultoria em elaboração de currículo, orientação para emissão da carteira de trabalho digital e para o alistamento eleitoral. As palestras contemplam as temáticas de educação financeira, gestão para iniciantes, direitos trabalhistas e educação ambiental.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a preparação dos jovens para o futuro profissional com foco no empreendedorismo é fundamental. “O Parceiro Anjo desenvolve as atividades com foco inovador voltado à educação empreendedora e o Sebrae/SC apoia e incentiva ações que tenham visão diferenciada para o futuro”, concluiu.

Fonte: MB Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS