31.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralComo o app da Conexão Delta G pode revolucionar a escolha de...

Como o app da Conexão Delta G pode revolucionar a escolha de reprodutores

A Conexão Delta G lançou na tarde do dia 4 de setembro, durante a Expointer 2025, o seu tradicional Sumário Genômico com a avaliação genética de 297 touros, sendo 197 Braford e 100 Hereford. Estão disponíveis DEPs (a diferença esperada na média do desempenho da progênie de um reprodutor em relação à média de um grupo de referência) para 27 características e quatro índices, obtidos a partir de uma base de dados composta por 8.133 touros, 186.272 vacas e 456.178 produtos. O arquivo de pedigree utilizado para as análises genéticas contém informações de 657.595 animais.

O sumário traz dados específicos referente à DEP Retorno Maternal (RMAT) identificando touros que produzem vacas com maior eficiência produtiva. Com isto, tendem a produzir filhas com menor idade ao primeiro parto, maior permanência produtiva no rebanho e menor custo de manutenção. E, ainda, bezerros com maior ganho de peso e melhor composição da carcaça em termos de conformação, precocidade e musculatura.

Todos os índices contidos na publicação constituem um instrumento eficaz para tomada de decisão no sentido de aumentar a produtividade dos rebanhos por meio do progresso genético. Outra importante novidade deste ano é a opção de um aplicativo exclusivo para consulta de informações. Além do formato físico e da versão online, as informações poderão ser acessadas em dispositivos móveis, facilitando o uso no campo.

Fernanda Brito, consultora do Gensys, informa que por meio de filtros o produtor poderá fazer buscas de sêmen de touros de remates de cada empresa. “É possível visualizar cada característica, as classes de acurácia e contatos de empresas”, diz ela.

Para Clarissa Lopes Peixoto, presidente da Conexão Delta G, o programa de melhoramento genético da empresa vem aprimorando os seus dados ano a ano. ‘É uma responsabilidade muito grande para nós. Tudo isto é para a melhoria dos nossos rebanhos. Temos uma visão de pecuária nacional, sabendo que podemos acrescentar de dois a três quilos por animal, e isto faz muita diferença”, ressaltou.

Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS