Como o 3PL pode auxiliar a Agroindústria em seus desafios futuros

O verdadeiro sucesso de uma organização pode ser medido pelo número de seus produtos considerados como sucesso de mercado. As empresas da agroindústria diferentemente das empresas de manufaturas muitas vezes não possuem o grau de especialização e detalhamento de seus processos produtivos e distribuição de seus respectivos produtos ao mercado consumidor para que tais produtos sejam considerados como premium no mercado mundial, a exemplo dos chocolates suíços, vinhos e queijos franceses e outros exemplos de produtos da agroindústria mundial que são de grande valor agregado e de importância para seus respectivos locais de origem. 

Durante os últimos anos, o mercado internacional de produtos agropecuários cresceu de maneira exponencial – entre 2002 e 2012, o valor comercializado mundialmente aumentou 194% e em 2021 chegou a 1,5 trilhão de dólares. 

Diante do grande crescimento da população mundial nas últimas décadas, as empresas voltadas a prover produtos agroindustriais buscaram constantemente aumentar as suas capacidades produtivas para atender tal crescimento. Iniciativas para a redução de perdas de produção e em sua distribuição são fundamentais e podem manter a competitividade da companhia perante seus concorrentes, bem como o acesso destes produtos a mercados anteriormente inexplorados.

Por muitas vezes se tratarem de produtos in natura, os produtos agroindustriais de baixo processamento geralmente tem o prazo de validade reduzido, tornando os processos logísticos de armazenagem e transporte de tais itens pontos fundamentais para a competitividade e a saúde do negócio. Atualmente, cerca de 130 milhões de toneladas de alimento são perdidas a cada ano mundialmente, o que representa 30% de toda a produção agrícola mundial e 15% de todas as calorias produzidas, sendo o suficiente para alimentar quase 800 milhões de pessoas. 

O Grupo GPS opera com várias empresas do setor agroindustrial e tem como meta auxiliar as empresas com os desafios acima relatados, apoiando com o emprego de tecnologias da indústria 4.0, bem como o emprego de métodos e processos por meio de benchmarking de outros ramos industriais mais desenvolvidos. 

As cadeias de suprimentos globais sofreram grandes impactos após a pandemia do Covid19 e o papel do 3PL no abastecimento de todos os agentes integrantes tornou-se ainda mais relevante para a melhor condução dos fluxos das cadeias de abastecimentos, porém existem outros pontos a serem analisados que são de suma importância. Tais pontos incluem o uso de mão de obra análogo escravidão, o uso indiscriminado de defensivos agrícolas na produção de grãos, bem como a aplicação de hormônios de crescimento acelerados para aumento de produção de proteína animal e sustentabilidade ambiental das propriedades para evitar futuros desmatamentos para abertura de novas áreas. 

Ter acesso ao 3PL confiável para o estabelecimento de parceria logística no campo e na produção agrícola industrial garante, às empresas contratantes, segurança financeira operacional de suas atividades e acesso à práticas e melhorias de outros setores da indústria nacional para compartilhamento de experiências. Para o Brasil, um país com dimensões continentais, o principal desafio para o escoamento da produção diz respeito ao transporte da produção pelos modais de transportes disponíveis – e muitas vezes sazonais em razão do período de safras. O Grupo GPS pode prover projetos sobre medida para atendimento aos desafios de transportes e armazenagem desta produção.

Fonte: Guilherme Rodrigues