Criada oficialmente em dezembro, GoSolos reúne órgãos estaduais, instituições de ensino e pesquisa e entidades do setor agropecuário, sob a coordenação da Seapa
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sediará, nesta quarta-feira (15/2), a partir das 9 horas, a primeira reunião oficial da Comissão de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Estado de Goiás (GoSolos). Representantes de 11 entidades confirmaram presença no encontro, que tem como objetivo avançar na proposta de atualização dos parâmetros de adubação, fertilização e correção dos solos goianos.
Atualmente, as principais referências para trabalhos com solos em Goiás são as ”Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais (5ª Aproximação)”, lançada pela Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais em 1999, e o “Informativo Técnico nº 1 — Recomendações de corretivos e fertilizantes para Goiás (5ª Aproximação)”, publicado pela Comissão de Fertilidade de Solos de Goiás (Emgopa/UFG) em 1988.
“São dois documentos importantes, mas pouco adequados à realidade do Estado hoje. O objetivo principal do GoSolos é mobilizar os pesquisadores e, a partir de novos dados, produzir um documento que sirva de referência para o agro goiano”, explica o titular da Seapa, Tiago Mendonça. “O agronegócio hoje trabalha com precisão. E para isso precisamos de dados confiáveis. Com eles em mãos, o resultado vem em forma de produtividade”, completa.
A criação da Comissão de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Estado de Goiás (GoSolos) atendeu a um pedido de entidades de ensino e pesquisa, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano) e o Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS/CO). O colegiado foi instituído pela Portaria nº 455, de 5 de dezembro de 2022, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Houve uma reunião preparatória em setembro, quando todos ressaltaram a importância do incentivo às pesquisas, e a criação do grupo em dezembro”, recorda o assessor técnico da Gerência de Projetos e Inovação Agropecuária da Seapa, Pedro Vilela. “Agora, nesta primeira reunião oficial da Comissão, vamos dar um passo adiante e definir as diretrizes gerais do trabalho. Que caminho acadêmico será trilhado? É o que vamos discutir e avançar”, planeja.
Saiba mais
Instituída pela Portaria nº 455/2022 da Seapa, a GoSolos funciona no âmbito do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agropecuário (Condra). Participam da comissão:
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa)
Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA/Mapa)
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)
Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS/CO)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Unidade Arroz e Feijão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Instituto Goiano de Agricultura (IGA)
Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag)
Fonte: Seapa Goiás