19.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralComissão de Aquicultura da CNA conhece sistema de licenciamento ambiental online, no...

Comissão de Aquicultura da CNA conhece sistema de licenciamento ambiental online, no Paraná

Um dos grandes problemas da atividade aquícola diz respeito às licenças ambientais. Muita burocracia e demora no processo de obtenção do documento fazem com que os produtores rurais trabalhem na informalidade, impactando na produtividade do setor. Como forma de agilizar o processo, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) desenvolveu um sistema de licenciamento ambiental online.  “A ideia é disseminarmos a proposta para órgãos ambientais de outros estados como forma de mostrar que o sistema pode ser mais simples, ágil e transparente”, comenta o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Ono.

Para o presidente da Comissão, essa iniciativa do IAP é inovadora no Brasil, além de reduzir o tempo de emissão das diferentes categorias de licencias ambientais. “Pode diminuir, em média, 70 a 80% do tempo do processo para obtenção do documento”, observa Ono. Ele acrescenta que esse sistema online também traz o benefício de se obter a licença a distância, sem o deslocamento do produtor até o órgão ambiental, como é feito hoje. “O custo de deslocamento é tremendo, pois muitas vezes os produtores tem que viajar mais de mil quilômetros. E, como é muito burocrático, é preciso mais de uma visita ao órgão ambiental”.

A assessora técnica da Comissão, Lilian Figueiredo, ressalta ainda que outro grande benefício desse sistema é, nos casos previstos em Lei, a dispensa da licença ambiental sai na hora, com assinatura digital. “No estado do Paraná, esse prazo geralmente é de 60 dias sendo que tem estado que demora bem mais”. Segundo ela, todo esse processo é um pleito antigo da Comissão junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que agora ganha ainda mais força. “A Comissão tem uma agenda conjunta com alguns órgãos ambientais e vai divulgar o modelo de forma a sensibilizá-los quantos aos benefícios e a importância de implantar um sistema similar em cada estado”, finaliza.

Fonte: CNA

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS