30.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralComemoração do Dia do Café terá sabor especial, com diminuição dos preços...

Comemoração do Dia do Café terá sabor especial, com diminuição dos preços nas principais capitais do país

Última pesquisa do DIEESE mostrou a diminuição nos preços do café nas principais capitais. Enquanto a perspectiva é o aumento da exportação

O café é uma paixão nacional e uma bebida presente em grande parte das mesas dos brasileiros. E, quem gosta do cafezinho, tem muitos motivos para comemorar no Dia do Café, nesta sexta-feira (14). Isso porque a última pesquisa realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical Estatística e Estudos Socioeconômicos), em março de 2023, revelou uma retração no preço médio do café em pó em 16 capitais do Brasil.

O estudo revelou que a única capital que registrou aumento foi Natal (0,20%), enquanto destacou cidades como Vitória (-4,32%), Brasília (-3,01%), Florianópolis (-2,79%) e Porto Alegre (-2,71%), que registraram expressiva queda no valor do produto. Mas claro que a situação ainda não está tão agradável em todos os lugares, principalmente devido ao aumento dos últimos anos. Em 12 meses, o valor médio acumulado do produto, teve aumento em 10 capitais, com Belém apresentando a maior variação, de 9,76%. Por outro lado, Brasília (-17,84%) e Vitória (-12,87%) tiveram reduções significativas nos preços do café.

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, essa queda nos preços pode ser atribuída à diminuição das cotações externas. “Um dos motivos para essa diminuição nos preços está na desaceleração da inflação. Esse movimento afeta toda a cadeia produtiva e auxilia na compra do consumidor final. Isso também pode ser explicado pelo mercado externo, principalmente quando temos a diminuição de valores de insumos necessários para a produção dos grãos”, afirmou Fábio Pizzamiglio.

Mas o cenário internacional está com sede por café brasileiro. O Brasil é o maior produtor da commodity, e poderá ver o produto ganhando ainda mais espaço no mundo. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a safra brasileira de café para o período 2023/24 tem projeção de alcançar 66,65 milhões de sacas de 60 quilos, representando um aumento expressivo de 13% em relação à temporada anterior.

“O café brasileiro é um produto desejado em todo o mundo e a expectativa para os próximos dois anos é positiva. Acredito que com o fechamento de mais acordos e com a ampliação do mercado, poderemos ver o café brasileiro presente em ainda mais lugares do mundo”, explicou Pizzamiglio.

O executivo ainda explica que as variações na oferta e demanda interna e externa podem influenciar diretamente nos preços do café que consumimos, impactando nosso bolso. Portanto, é importante estar atento a essas dinâmicas do mercado para entender como o comércio exterior pode afetar o valor do café que apreciamos diariamente.

Fonte: Yuri Ferraz Lima

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS