20.9 C
Jatai

Combate a incêndio

Senar-MT capacita trabalhadores para combater incêndios no campo

Com a proximidade do período da seca em Mato Grosso, a preocupação de muitos produtores rurais se volta às queimadas que podem ocorrer no campo. Uma das medidas assertivas no combate e na prevenção de incêndios, tem sido a capacitação de trabalhadores que podem amenizar e prevenir a expansão do fogo nas propriedades.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais tem auxiliado o setor por meio da oferta de treinamentos. Para o segundo quadrimestre do ano, estão previstos cerca de 70 treinamentos voltados à área, como Formação de Brigada de Incêndio NTCB 34 e Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, André Dionizio, os treinamentos são essenciais para assegurar não só a propriedade, mas também o cumprimento de legislações necessárias. “Ter a mão de obra capacitada faz toda a diferença para o produtor, principalmente na preservação do seu patrimônio e do meio ambiente, além do cumprimento das responsabilidades legais perante os órgãos fiscalizadores”.

Desde 2016, com a alta demanda por mão de obra capacitada para combater incêndios e focos de queimadas no campo, o Senar-MT foi credenciado e autorizado pelo Corpo de Bombeiros a oferecer o curso de Formação de Brigada de Incêndio (NTCB 34).

O treinamento com carga horária de 32 horas, tem o objetivo de ensinar os participantes a combater a propagação do fogo e a fazer a prevenção conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Já o treinamento de prevenção e controle de fogo na agricultura mostra aos participantes as técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio na agricultura, seguindo as recomendações técnicas e normas de segurança.

É importante lembrar que a programação de treinamentos ofertada pelo Senar-MT em parceria com sindicatos rurais, está sujeita a modificações em função dos decretos municipais e estaduais, relacionados à pandemia de Covid-19.

Fonte: Senar/MT

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS