Com excelência operacional e logística, Armac apoia recordes no Brasil construído nos trilhos

A Armac, referência nacional em locação de equipamentos e prestação de serviços em operações contínuas, atua em dois momentos importantes deste processo. Nos portos, com a carga e descarga de navios, movimentação interna e carregamento e descarregamento de vagões. Ou seja, a companhia apoia a exportação de produtos brasileiros e, também, a importação de insumos e produtos que viabilizam o desenvolvimento de setores fundamentais, como o agronegócio. A maior parte deste material é composta por fertilizantes, grãos de diversos tipos, sal e açúcar.

Em um segundo momento, a empresa também atua no interior do País, em operações nos clientes, com o recebimento deste material e a movimentação interna – e o caminho inverso, com o carregamento do material que irá para portos e/ou pontos de distribuição por meio de ferrovias.

Neste primeiro semestre, toda a cadeia que atua com estes produtos comemorou resultados importantes. Uma das principais empresas brasileiras de movimentação e logística alcançou um recorde histórico com o maior volume de expedição de fertilizantes e caminhões carregados em um único mês: 307,7 mil toneladas em uma unidade do Mato Grosso, em janeiro. Todo o trabalho de movimentação é realizado 100% pela Armac, com mais de 30 máquinas e 70 colaboradores.

Também em janeiro, o Brasil bateu recorde de volume na importação de fertilizantes: 2,77 milhões, aumento de 15% em relação ao mesmo mês de 2023. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a principal entrada destes fertilizantes no País foi no Porto de Paranaguá (PR). Lá, a Armac registrou um crescimento de 25% nos últimos seis meses, com uma média mensal de 465 mil toneladas de fertilizantes e grãos movimentados.

“O trabalho com clientes que dependem da linha férrea demanda elevado nível de experiência. Vai desde a expertise em logística até excelência em manutenção, o que garante o maior número de máquinas rodando e produzindo. Para atender às demandas e ter resultados, precisamos de operadores qualificados e um time de mecânicos altamente técnico”, afirma o diretor de Operações da Armac, Antonio Clemente.

Alguns estados importantes para a malha ferroviária brasileira já estão com obras, como, por exemplo, o Mato Grosso, construindo ou reformando mais de 1,5 mil quilômetros de trilhos que atravessarão 60 cidades do estado. Obras importantes também acontecem no Paraná e, segundo a FIEP (Federação das Indústrias do Paraná), essa expansão da malha ferroviária reduzirá até 30% nos custos operacionais.

A Armac atua ativamente na construção e na reestruturação da malha ferroviária brasileira. A companhia faz parte de consórcios que operam em obras de ferrovias da Rumo e Fico, ambas no Centro-Oeste.

“É fundamental colocarmos nossos ativos e nossos profissionais para apoiar os segmentos que crescem e se desenvolvem por meio de toda uma cadeia produtiva, comercial e empresarial que atua com os fertilizantes, sal, açúcar e grãos. Estamos em vários momentos desta linha de trabalho e com um olhar cada vez mais estratégicos para o Brasil que se desenvolve através dos trilhos. Apoiar os negócios que usam as ferrovias significa ajudar a levar aos brasileiros produtos e serviços mais baratos”, afirma o vice-presidente Comercial da Armac, Luciano Rocha.

Atualmente, a Armac atua em mais de 10 cidades de cinco estados em operações que envolvem a logística da malha ferroviária, com destaque para movimentações de fertilizantes no Centro-Oeste e Sul e operações nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). Ao todo, são mais de 300 equipamentos e 270 colaboradores, a maioria de operadores de máquinas, envolvidos exclusivamente nestes processos.

Fonte: Cláudia Rodrigues Santos Nunes