Referência no setor de tecnologia para o agronegócio, bigtech quer seguir o movimento de firmar parcerias estratégicas com empresas complementares, além de liderar movimento do agro do futuro
O agronegócio do futuro está conectado com inteligência de dados. Exemplo disso é a Agrotools, empresa que está há quase duas décadas em atuação no setor do agronegócio brasileiro, e que fechou mais um ano consecutivo com indicadores expressivos. Com crescimento de 84% em 2022, um dos grandes objetivos do grupo para 2023 é realizar a aquisição de empresas complementares, além de parcerias estratégicas. Há também a meta de expandir a sua rede de atuação para outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.
Essa movimentação pode ser vista, principalmente, nos índices-chave de uma empresa exponencial, o MRR (Receita Recorrente Mensal) e LTV (Lifetime value), que são alguns dos principais KPIs monitorados pela companhia, a qual possui um modelo de receita praticamente 100% recorrente. Além disso, a organização, que atua para o desenvolvimento tecnológico do agronegócio, elevou o seu número de funcionários em 63%, chegando a uma equipe com aproximadamente 230 colaboradores contribuindo para oportunidades de expansão e inovação.
Atualmente, a Agrotools analisa mais de 4,5 milhões de territórios rurais e monitora R$ 15 bilhões em commodities. Além disso, são mais de R$ 50 bilhões em carteira de financiamento rural que contam com o suporte de ao menos uma das soluções da empresa, compondo cerca de R$ 100 bilhões em operações do agronegócio monitoradas.
Como reflexo desses números, a bigtech consolidou sua máquina de vendas, o que gerou o aumento das suas operações, performando, em média, um novo contrato por semana. O crescimento no número de funcionários, a contínua internacionalização para América Latina e Estados Unidos, e o cumprimento de roadmap de produtos foram algumas das estratégias e metas dos executivos utilizadas para alcançar esse resultado.
Para Sergio Rocha, CEO da Agrotools, conquistas como essas são possíveis devido à expertise e protagonismo da startup com uso de tecnologia e IA para o setor. “Enxergamos o agro brasileiro com um potencial de crescimento gigantesco. Portanto, nossa expectativa é a de continuar acompanhando e contribuindo com o desenvolvimento do mercado com os números que temos atualmente, que são sempre próximos dos três dígitos”, afirma.
O impacto da Agrotools em toda a cadeia
Por meio de uma plataforma com extensa base de dados, a Agrotools faz análises de cadeias de produção, clima, território e muitas outras. Com uma carteira de mais de 200 contratos para diferentes clientes, suas parcerias vão do setor financeiro à agroindústria, com marcas como Nestlè, Carrefour até Agrogalaxy e Itaú.
Em 2022, a bigtech expandiu a aplicação de suas soluções, criando diversos cases de sucesso. Um deles é com a Caramuru Alimentos, empresa brasileira que atua no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola. Por meio do uso de algoritmos proprietários da Agrotools, a organização passou a monitorar mais de 14 mil propriedades para rastrear a origem de toda a cadeia produtiva que tem adquirido de seus fornecedores.
Outro exemplo nesse sentido foi o trabalho da bigtech junto à Kraft Heinz, que permitiu uma avaliação de produtos assertiva por meio de pontos como utilização, descarte e controle de defensivos agrícolas. Assim, o monitoramento de todos os produtores que trabalham com a multinacional do ramo alimentício está de acordo com critérios de compliance socioambientais e voltados para práticas ESG.
Segundo o CEO da Agrotools, a implementação dessas soluções contribuiu com o propósito majoritário da empresa, de promover a sustentabilidade no agronegócio. “O agro está avançando cada vez mais conectado com algoritmos. Nosso propósito é fomentar a linguagem do modelo agro digital, com camadas de inteligência e dados, possibilitando ainda mais a expansão e desenvolvimento sustentável do setor”, conclui Rocha
Fonte: Pérola