21 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCom Brasil como protagonista, Agricultura Digital Bayer inicia nova fase na Agrishow

Com Brasil como protagonista, Agricultura Digital Bayer inicia nova fase na Agrishow

O Brasil é o maior produtor mundial de soja, maior exportador de algodão e, agora, principal vetor de crescimento do mercado de agricultura digital. É assim que a Bayer, líder em insumos e soluções agrícolas, enxerga o país em sua nova estratégia apresentada oficialmente durante a Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas da América Latina, realizada em Ribeirão Preto (SP) entre 28 de abril e 2 de maio.

Para a multinacional, o mercado brasileiro será um dos pivôs da nova fase da Agricultura Digital Bayer, em que recursos de sua plataforma Climate FieldView™ serão cada vez mais parte de uma solução agronômica completa, fornecendo inteligência para ajudar agricultores a extraírem o máximo do potencial dos investimentos que já são realizados em insumos e inovações.

“Produtores podem já ter acesso ao que há de mais avançado em inovação, mas ainda assim precisam de soluções que os ajudem a resolver problemas na lavoura e a extrair o máximo de proveito das tecnologias”, afirma Abdalah Novaes, líder de soluções agrícolas digitais da Bayer para a América Latina. “Ao conectarmos a inteligência de Climate FieldView™ com nosso portfólio completo de sementes, biotecnologia e proteção de cultivos, estamos em uma posição única no mercado para gerar recomendações agronômicas personalizadas capazes de potencializar saltos de produtividade.”

O maior exemplo dessa integração entre a plataforma Climate FieldView™, a ciência dos híbridos Bayer e o conhecimento agronômico é o programa Bayer VAlora Milho. Pioneiro no setor, desenvolvido no Brasil e exclusivo para os agricultores que adquirem híbridos de milho de marcas da Bayer (Dekalb, Agroeste e Sementes Agroceres), ele otimiza a produtividade e rentabilidade das lavouras de milho.

“Graças à análise de dados e ao rico histórico da companhia, O Bayer VAlora Milho é um programa único que disponibiliza sugestões personalizadas sobre a escolha de híbridos Bayer, população de sementes e de aplicação personalizada de nitrogênio para cada ambiente produtivo do talhão. Com mais de mil participantes e mais de 500 mil hectares e prescrições geradas, os números falam por si: na safra verão 2024/2025, 8 em cada 10 participantes do VAlora alcançaram ganho de produtividade, com 7,8 sacas/ha de incremento médio”, afirma o executivo.

Desenvolvimento regional inédito

O sucesso de Bayer VAlora Milho contribuiu para mostrar a relevância do Brasil na criação de soluções que atendam a demanda de quem está no campo. Dada a celeridade das mudanças no setor e particularidades do mercado brasileiro, o país contará com a primeira equipe de desenvolvimento regional da Bayer no mundo, com profissionais especializados para acelerar o desenvolvimento e adaptação de soluções, contribuindo para o aprimoramento da Agricultura Digital Bayer em linha com características locais.

Outras soluções digitais Bayer também já estão em fase de testes, desenvolvimento ou expansão no Brasil — como o Bayer Directo Nematoide, que analisa cada talhão, sinalizando onde há maior e menor risco de dano por nematoide e gera uma prescrição para aplicação em taxa variável do nematicida Verango Prime; Barter+, alimentado por dados reais e individuais para personalizar transações de barter, possibilitando aumentar o poder de compra do produtor rural; FieldView™ Advisor, que compara o desempenho de variedades de soja que contêm a biotecnologia Intacta2 Xtend®, auxiliando produtores na escolha de sementes e no plantio, além de gerar uma recomendação personalizada de posicionamento de sementes para cada talhão; e o PRO Carbono, negócio de carbono da Bayer que ajuda a garantir longevidade para o solo e para os negócios através da implementação de práticas agrícolas sustentáveis, aumentando a produtividade, rentabilidade e viabilizando novas oportunidades de negócios para os produtores.

“Produtores que já adotam soluções digitais Bayer na propriedade apresentaram médias de produtividade 30% superiores em milho e 20% em soja na comparação com a média nacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, afirma Daniel Padrão, diretor de operações da Climate FieldView™. “A agricultura brasileira é extremamente competitiva e busca incessantemente por mais produtividade, rentabilidade e sustentabilidade a cada hectare. Hoje, grandes avanços por meio de soluções isoladas são cada vez mais escassos. É nesse contexto que acreditamos no papel transformador da Agricultura Digital Bayer. Ela representa o encontro entre a ciência da Bayer e a experiência do produtor — uma combinação que impulsiona uma agricultura mais eficiente, personalizada e conectada.”

Nenhuma outra empresa do setor investe tanto quanto a Bayer em P&D. “São mais de 2,6 bilhões de euros destinados globalmente a Pesquisa e Desenvolvimento, e o leque de soluções integradas da Agricultura Digital Bayer é prova disso”, diz ele. “Graças à nossa expertise científica, vamos cada vez mais demonstrar nossa capacidade de potencializar o conhecimento de quem está no campo para transformar dados em inteligência, oferecendo precisão com a parceria que o produtor espera.”

Novidades de impacto

Esse protagonismo do Brasil na estratégia de Agricultura Digital Bayer já é visível também em algumas das funcionalidades de Climate FieldView™ lançadas recentemente para atender a demandas de produtores brasileiros.

Clientes ganharam nos últimos meses acesso a recursos como a visão de linha do tempo com as principais atividades do talhão, que traz mais facilidade para leitura do histórico; relatórios com insights e visões agregadas e melhorias nos recursos de monitoramento que facilitam o registro de ocorrência no talhão e a colaboração da equipe da fazenda para análise posterior.

Além disso, a Bayer também se prepara para lançar no mercado brasileiro o FieldView™ Drive 2.0, que permitirá aos produtores mapear suas operações e acessar dados dentro do seu ecossistema digital com potencial de velocidade até 12 vezes superior ao modelo atual, permitindo a execução de várias tarefas ao mesmo tempo com ainda mais segurança, capacidade e funcionalidades.

Fonte: Ana Lívia Lopes

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS