O software AgroGestão é uma ferramenta que otimiza os processos dentro das propriedades rurais, com maior agilidade, controle e qualidade nas atividades operacionais e gerenciais. Em constante evolução e com funções exclusivas, o sistema é modularizado e se ajusta à realidade operacional de cada empreendimento para obter melhor controle das áreas de produção. Garante a organização de processos como o planejamento agrícola; colheita; preparo, plantio e manejo; compras de insumos e suprimentos; beneficiamento e armazenagem; e expedição. Além disso, o programa também faz gestão comercial, de patrimônio, financeira, contábil e fiscal de forma personalizada para cada negócio.
“O AgroGestão disponibiliza consultas via web e possibilita a coleta de dados e monitoramento de informações via smartphones, tablets, notebooks e desktops e também oferece condições ao gestor de acessar as informações do negócio de forma fácil, ágil e segura para uma tomada de decisão mais assertiva. Com a implantação do nosso ERP em várias fazendas por todo o Brasil, trabalhamos todos os dias para revolucionar o crescimento de propriedades rurais no Brasil”, afirma Beledeli.
Já o aplicativo Aqila possibilita ao gestor monitorar os principais fatores técnicos que afetam os resultados da propriedade e se torna uma ferramenta de apoio para a gestão e operação das lavouras que garante o controle dos fatores técnicos na palma da mão e impulsiona a gestão do campo com maior eficiência, produtividade e rentabilidade.
Com mapas de calor e NDVI – que na tradução do inglês significa índice de vegetação por diferença normalizada, o aplicativo Aqila oferece diversas funcionalidades ao produtor rural. Entre eles, destacam-se o cronograma de aplicações, aferição da semeadura, monitoramento de máquinas e equipamentos, demarcação de áreas, cálculo de perdas de colheita e plantio, monitoramento e geração de laudos para campos de produção de sementes, registro de chuvas e interação meteorológica, registro de ocorrências de insetos, doenças, invasores e nematóides, registro de tarefas por geolocalização, estimativas de produtividade, relatório de visitas na lavoura, registro de contagem de stand, recomendação e aplicação de insumos integrados com o estoque do AgroGestão. E o melhor: pode ser utilizado on e offline pelo celular ou tablet.
“O software e o aplicativo funcionam em conjunto. Assim, permitem uma mudança da realidade do produtor rural que tem um controle total da fazenda com o apoio da tecnologia”, explica a diretora da Agro1.
“Cerca de 3 mil usuários utilizam nosso sistema diariamente e gerenciamos mais de 3 milhões de hectares, o que nos dá muito conhecimento prático, além de uma grande satisfação com o aumento do número de clientes celebrando a conquista de resultados. Entre eles, a redução de custos de até 30% com insumos e manutenção de máquinas, indicador que representa uma parte bastante sensível ao negócio do produtor”, acrescenta.
Cenário nacional
Segundo dados da Agtech Report 2023, desenvolvido pelo Distrito, plataforma de tecnologias emergentes da América Latina, o Brasil é o maior mercado de empresas de tecnologia focadas no agronegócio em toda América Latina. Por aqui, o terreno é fértil para o crescimento das empresas que atuam neste setor porque há cerca de 5 milhões de produtores rurais, mas apenas 400 mil são responsáveis por 86% do valor bruto da produção agropecuária, o que significa que apenas 5% administram seus negócios com uso de sistemas de gestão.
“Como a Agro1 é uma empresa do Grupo Agros, temos quase 40 anos de atuação e muito conhecimento para compartilhar com nossos clientes, porque antes de sermos uma empresa de tecnologia, somos produtores rurais com o ‘pé no campo’. Nossas soluções são feitas de ‘produtor para produtor’. Unimos vivência com tecnologia de ponta para trazer resultados aos nossos clientes. Somos movidos por transformar a realidade do agricultor com soluções completas que vão do campo ao escritório”, destaca Beledeli.
Fonte: Isabela Santos