O leite segue essencial nas receitas da ceia de Natal. O ingrediente não apenas compõe pratos tradicionais, mas também carrega memórias afetivas que se renovam a cada dezembro. Para a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), é um elo entre gerações, sabores e histórias de família.
Levantamento do Centro de Inteligência do Leite (CILeite), de 2024, aponta que, cada brasileiro consome em média 189 litros de leite por ano. Em Mato Grosso, o consumo estimado, somado ao número de população, seria em torno de 700 milhões de litros/ano.
É o caso da costureira Nilza Limeira, onde o Natal começa muito antes da mesa posta. Ela transforma a cozinha em palco de lembranças sempre que começa a preparar a ceia. Nas suas receitas, o leite é presença garantida.
“Sempre que uso leite, parece que estou trazendo minha mãe de volta pra cozinha comigo. Era ela quem dizia que a ceia só ficava completa quando o cheiro doce do creme começava a subir da panela”, contou.
Nilza, que recebe filhos e netos na celebração do Natal, aposta em preparações clássicas que têm o leite como base: rabanada, fricassê de frango, torta salgada, bolo gelado, pavê tradicional e a tradicional maionese com toque de creme de leite. Para ela, além dos nutrientes e dos cuidados, há algo que nenhum manual técnico consegue traduzir, a memória construída a cada colherada.
“É como se cada receita tivesse uma história. O leite dá aquela textura que abraça a gente, sabe? Parece que a comida fica mais afetiva. O Natal é meu momento favorito do ano. Quando vejo todo mundo sentado, rindo, saboreando os pratos feitos com leite, sinto que valeu a pena cada minuto na cozinha”, descreve.
Fonte: Culture Comunicação – Patricia Xavier



