19.6 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaColheita de batata pode ter incremento de mais de 380 sacas por...

Colheita de batata pode ter incremento de mais de 380 sacas por hectare

Com adubação que atende às necessidades nutricionais da cultura, aumento de produtividade gera maior rentabilidade aos agricultores

Um trabalho realizado pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, no Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (IPACER) demonstrou ganhos de produtividade em lavouras de batata, em Rio Paranaíba (MG), com a aplicação do adubo Performa HF, desenvolvido para lavouras de frutas, legumes e verduras. A colheita registrou um incremento de 382 sacas por hectare (sc/ha) em comparação à colheita realizada na área que recebeu o tratamento de solo habitualmente utilizado pelos agricultores; considerando sacas de 60 de quilos. No primeiro caso, foram contabilizadas 51,1 toneladas por hectare (ton/ha) e, no segundo, 32 ton/ha.

“Conforme aumenta a expectativa de produtividade nas lavouras, a demanda por nutrição equilibrada também aumenta; e a fórmula exclusiva de Performa HF oferta elementos para atender às necessidades das lavouras. Com esse expressivo resultado de incremento no volume da colheita, os produtores de batata passam a ter excelentes ganhos de rentabilidade”, afirma Fernando Guerra, gerente de Cultura HF da Mosaic Fertilizantes.

O resultado se deve ao manejo realizado com adubação equilibrada. Contendo em sua formulação macro e micronutrientes em concentrações ideais para atender às mais variadas culturas de hortifrúti, “A solução nutricional da Mosaic Fertilizantes tem o diferencial do equilíbrio e sinergia entre os nutrientes e uniformidade granulométrica, proporcionando alto rendimento operacional e distribuição eficaz em campo”, diz Guerra.

A presença de Fósforo e Magnésio de alta eficiência e solubilidade, com disponibilidade imediata e gradual de Boro e Enxofre e suprimento de Potássio com menor aporte de Cloro, fornecem nutrição equilibrada e na quantidade adequada durante todo o ciclo da cultura.

Como resultado dessa nutrição superior, as plantas apresentam melhor enraizamento e arranque inicial, melhor desenvolvimento vegetativo, aumento no ‘pegamento’ da florada e preservação da microbiota do solo, proporcionando lavouras mais vigorosas e produtivas. “A adubação multinutrientes também proporciona mais resistência às condições climáticas adversas como falta de chuvas e altas temperaturas. Sendo assim, as perdas em produtividade são expressivamente menores”, explica Guerra.

Fonte: Lais A. Mariotto – CDN

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS