Pontes e Lacerda recebe 2ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade
Devido à sua importância na pecuária nacional, Mato Grosso receberá 10 etapas do Circuito, em diferentes cidades no decorrer deste ano
Cerca de 600 animais devem participar da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade de 2021, programada para Pontes e Lacerda (440 km a oeste de Cuiabá – MT), nos dias 14 e 15 de junho. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Estamos ansiosos para a realização das 10 etapas do Circuito Nelore de Qualidade que Mato Grosso irá sediar. Pela relevância que o Estado tem na pecuária há tanto tempo, não esperávamos menos que isso. Os produtores de Mato Grosso ganham muito em termos de conhecimento das práticas de produção e a raça ganha com a evolução”, destaca Aldo Rezende Telles, presidente da ACNMT.
Mato Grosso tem mais de 31 milhões de cabeças de gado, sendo líder no ranking nacional. Devido à sua importância para a pecuária brasileira, o Estado receberá 10 etapas do Circuito, em diferentes cidades no decorrer do ano.
“Mato Grosso é líder tanto em rebanho quanto em produção de carne bovina. O Circuito Nelore de Qualidade valoriza o principal Estado do segmento produtor de pecuária do Brasil e terá várias etapas ao longo de 2021. Trata-se de uma grande oportunidade para os pecuaristas mato-grossenses participarem do maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo, mostrando o elevado nível de qualidade dos seus rebanhos”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Até o momento, estão programadas 36 etapas do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. No total, são 11 estados participantes: Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Os eventos acontecerão nas unidades da Friboi e Frisa nos estados.
Neste ano, o Circuito passa a contar com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. É mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada. Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.
A próxima etapa da 23ª edição do Circuito Nelore de Qualidade ocorre em Araputanga, também região oeste de Mato Grosso, entre os dias 16 e 17 de junho.
Contatos para inscrições – Para participar da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Pontes e Lacerda, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi pelos telefones (65) 3266-9152 ou (65) 99268-0262 (Aristides) ou (65) 3266-9126 (Wend Rocha) ou (65) 3266-9102 (Diego Jesse). Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 18 cabeças.
Circuito Nelore de Qualidade – A proposta é fortalecer e promover a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2021, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Nelore MT