21.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCientistas criam cevada para zonas de alta precipitação

Cientistas criam cevada para zonas de alta precipitação

Uma nova parceria de pesquisa visa melhorar as variedades comerciais de cevada para melhor tolerar o alagamento, um problema que afeta os agricultores em zonas de alta precipitação e pode afetar seriamente o rendimento das culturas. O Instituto de Agricultura da Tasmânia (TIA) está em parceria com a Seed Force para adicionar um gene de tolerância ao alagamento na cevada RGT Planet.

O anúncio baseia-se em um projeto anterior liderado pela TIA, financiado pelo Conselho de Pesquisa Australiano, que identificou um gene importante que controla a tolerância do alagamento na cevada. O professor Meixue Zhou, principal pesquisador da TIA, diz que a descoberta recebeu um interesse significativo de agricultores e criadores de plantas, ansiosa pela incorporação do gene em variedades comerciais.

“Assinamos um acordo com a Seed Force como nosso parceiro comercial para desenvolver uma nova variedade de cevada que suportará condições extremas de umidade, sem impactos negativos em seu rendimento e qualidade. O alagamento é um grande problema em zonas de alta pluviosidade na Austrália e as perdas de rendimento nas lavouras de cevada podem chegar a 50%. Ao desenvolver uma variedade mais tolerante às condições de umidade, podemos ajudar os agricultores a aumentar sua produtividade e lucratividade”, comenta.

O gene será introduzido na variedade comercial RGT Planet cevada através de um progresso de criação conhecido como introgressão. O processo requer vários retrocessos auxiliados na seleção genômica para garantir que o histórico da variedade comercial seja preservado enquanto o gene de tolerância de alagamento é adicionado.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS