28.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCibra lança Projeto Horta Escolar com foco em educação ambiental e segurança...

Cibra lança Projeto Horta Escolar com foco em educação ambiental e segurança alimentar

Buscando unir educação ambiental, segurança alimentar e transformação social, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, lançou o Projeto Horta Escolar Cibra, que tem como principal objetivo transformar hortas em ferramentas pedagógicas e de integração comunitária, além de promover alimentação saudável para a comunidade. A empresa é responsável por fornecer todos os insumos e recursos necessários para a implementação do projeto. 

A primeira horta foi implantada em abril na Escola Municipal Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no interior da Bahia, e servirá como modelo para a expansão da iniciativa para outras 11 cidades onde a companhia mantém fábricas, distribuídas pelos estados do Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Realizado em parceria com a ONG Cidade Sem Fome e a UNIFAAHF (Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira), o projeto em LEM beneficiará diretamente cerca de 580 alunos, 22 professores e mais de 1.300 famílias da comunidade escolar.   

A proposta envolve a participação ativa dos alunos e professores, desde o plantio até a colheita. Também serão realizadas oficinas práticas com o apoio técnico da ONG parceira, capacitando educadores e estudantes em técnicas agrícolas, irrigação e aproveitamento dos alimentos nas refeições escolares. 

As famílias da comunidade escolar também serão parte fundamental do projeto. Por meio de oficinas e visitas à escola, elas terão a chance de aprender e replicar a criação de hortas em casa, fortalecendo a rede de apoio e multiplicando os benefícios do projeto para toda a comunidade. O ciclo de colheitas será realizado a cada dois meses, com novas atividades sendo constantemente realizadas. 

“Esta é uma ação educativa que integra comunidade escolar, acadêmicos e profissionais da agronomia, com um objetivo claro: cultivar um futuro mais saudável, sustentável e colaborativo. Ao final de um ano, a metodologia implantada será replicada em outras escolas e municípios, tornando o projeto uma referência para o futuro da educação ambiental no Brasil”, destaca Osvaldo Pessan, head de ESG da Cibra. 

Um dos diferenciais do projeto é sua sustentabilidade a longo prazo. Estudantes do curso de Agronomia acompanharão o desenvolvimento da horta e contribuirão para sua manutenção contínua, fortalecendo a conexão entre educação básica e ensino superior. Ao final de um ano, uma avaliação de impacto será conduzida para mensurar os resultados da iniciativa e orientar sua expansão para novas escolas e municípios ligados à operação da empresa. 

Fonte: Suzi Corrêa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS