Chapecó recebe a terceira edição do Congresso Catarinense de Sementes

As principais lideranças e empresas do setor sementeiro estarão reunidas na 3ª edição do Congresso Catarinense de Sementes, que acontece nos dias 02 e 03 de julho, no Parque Dr. Valmor Ernestro Lunardi, em Chapecó (SC).

Considerado o principal evento do setor sementeiro no Sul do país, o Congresso será vai abordar as novidades na legislação e o futuro do setor sementeiro. Os organizadores esperam receber cerca de 600 visitantes, entre produtores, expositores e os principais players do segmento.

Promovido pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (APROSESC) e Unoesc Xanxerê, este ano o evento traz como tema “Semear conhecimento, colher inovação”, com palestras e painéis com especialistas e lideranças do setor. Entre eles, o presidente executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ronaldo Troncha, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Goulart, que vai falar sobre as novidades na legislação que regulamenta a produção de sementes.

Neste ano, um dos assuntos em destaque será o efeito do emprego de semente clandestina, aquela produzida de qualquer grão, sem cuidados ou normas que garantam a procedência. A palestra “A importância e a relevância do combate à Pirataria de Sementes” será apresentada pelo Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Sementes (Abrasem), Ronaldo Troncha. “Nossa intenção é mostrar o quanto todos perdem com isso, principalmente o produtor rural quando adquire semente de procedência duvidosa. A garantia da semente certificada é uma certeza que vai obter boa produtividade e com qualidade”, ressalta o presidente da Abrasem.

Outros painéis ainda vão tratar de temáticas como “Fungos associados às sementes de soja e milho: importância epidemiológica”, que será apresentada pelo palestrante Ricardo Trezzi Casa. “Além de uma programação voltada para assuntos de grande relevância para o setor sementeiro, como legislação, produção, qualidade e inovação, esse ano vamos contar com uma estrutura diferenciada que vai atender aos anseios dos participantes desde hotelaria até os espaços de palestras, exposição e negócios”, ressalta o presidente da comissão organizadora do Congresso, Daniel Gustavo Junges. E completa: “O Congresso deste ano contará não apenas com grandes especialistas do setor público e privado, mas também um ambiente muito propício para capacitação e a realização de grandes negócios”, afirma Junges.

Fonte: AgroUrbano Comunicação