Incêndios em diversas áreas rurais de Jataí causaram grande concentração de fumaça e fuligem, escurecendo o céu no final da manhã e deixando a cidade em alerta.
Ao meio-dia desta segunda-feira, 9 de setembro de 2024, um cenário atípico tomou conta de Jataí. O céu escureceu como se o sol estivesse se pondo. Encoberto por uma densa camada de fumaça, o sol apareceu fraco e alaranjado, resultado dos diversos focos de incêndio que afetam as zonas rurais do município e a região próxima de Rio Verde.
Moradores relataram estar impressionados com o fenômeno. “Nunca vi algo assim em Jataí”, comentou um morador, surpreso com o tom sombrio que tomou a cidade ao meio-dia.
De acordo com Phablo Araujo, físico do Laboratório de Astronomia e Física Espacial de Jataí/UFJ e colaborador do Portal Panorama, “Ao oeste, na direção de Rio Verde, há vários focos de incêndio, e o vento está arrastando essa fumaça para o sul, trazendo-a para Jataí. Além disso, há focos de incêndio também nas proximidades de nossa região, ou seja, em todas as direções.”
A densa fuligem no ar deixou a população em alerta, com muitos questionando a gravidade da situação ambiental. O fenômeno é resultado de uma combinação de fatores climáticos e a alta incidência de queimadas na região.
Fonte: Portal Panorama