Cereais, fibras e oleaginosas: Com queda na produtividade de verão, produtor fica à mercê da 2ª safra
Em grande parte das praças acompanhadas pelo Projeto Campo Futuro, parceria da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) com o Cepea, a lavoura de verão deve registrar menor produtividade frente ao potencial esperado pelos agricultores, devido ao clima desfavorável.
Pecuária de corte: De novembro a janeiro é o melhor momento para a compra de sal mineral, na média brasileira
Acompanhar o movimento dos preços dos insumos para a suplementação do rebanho é essencial para se obter um resultado econômico positivo dentro da fazenda pecuária. Isso porque a suplementação e alimentação são alguns dos itens que mais influenciam o COT (Custo Operacional Total).
Pecuária de leite: Margem da atividade leiteira inicia o ano em recuperação
Com a recente recuperação no preço do leite pago ao produtor, as margens da atividade aumentaram 12% no acumulado de janeiro e fevereiro de 2019. Na “média Brasil”, calculada pelo Cepea, que considera os estados da BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP, o preço líquido em fevereiro foi de R$ 1,4146/litro, alta acumulada de 14,6% no primeiro bimestre de 2019. Esse é o maior patamar de preços para o mês de fevereiro desde 2005 (valores deflacionados pelo IGP-DI de fevereiro/19). A elevação no preço do leite está atrelada à oferta limitada no campo, em função da combinação de alto volume de chuvas no Sul e de precipitações abaixo da média histórica na região Sudeste, o que prejudicou a condição das pastagens.
Fonte: Cepea