Os especialistas convidados para o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA) mostrarão como o agronegócio brasileiro está preparado para apoiar a transição energética, ao aplicar ciência e tecnologia para produção verde e eficiente. O evento, que acontece no próximo dia 11 de agosto, em formato híbrido, é uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3, a bolsa do Brasil. As inscrições podem ser feitas no site oficial.
A mesa redonda “Transição Energética”, moderada por Ingo Plöger, vice-presidente da ABAG, terá como debatedores o embaixador Alexandre Parola, o deputado Federal Arnaldo Jardim, o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, e o conselheiro de Administração da Transpetro e gerente Executivo de Gestão Integrada da Transição Energética na Petrobras, William Vella Nozaki, que farão uma avaliação sobre os desafios e oportunidades para ampliar a produção de bioenergia e para utilizar fontes mais limpas em toda a cadeia do agro.
Um estudo recente do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas aponta que, em 2023, a bioenergia advinda do agro representou 29,1% da oferta interna de energia (OIE), sendo que o setor foi responsável por 60% de toda energia renovável ofertada no Brasil. Sem o agro, a participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira cairia de 49,1% para cerca de 20%.
Os debatedores abordarão ainda o papel da inovação tecnológica do setor para a transição e a adição energética, bem como a necessidade de políticas públicas de fomento para elevação de práticas ambientais responsáveis e de modernização de infraestrutura para diminuir as emissões em logística e transporte, por exemplo.
O Brasil tem ainda um vasto potencial para aumentar o uso de renováveis e o agronegócio pode contribuir neste cenário. Em 2024, o país terminou na 3ª posição no ranking mundial de energia renovável, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, com 213 GW de capacidade instalada, segundo o relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês).
O CBA 2025 tem o objetivo de debater como as alianças são fundamentais para o crescimento sustentável do setor. Sua programação será iniciada justamente com a palestra inaugural “Agroalianças e o Futuro”, que será conduzida pelo embaixador Roberto Azevêdo, consultor da ABAG e ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), e terá ainda dois painéis “Alimentos, Energias e Inovação” e “Agrobrasil com Crescimento Sustentável: Financiamento e Mercado de Capitais”.
A ABAG prestará homenagens ao embaixador Alexandre Parola, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio, e à ex-Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que será contemplada com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade.
Serviço:
24º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
Tema: Agroalianças
Data: 11 de agosto de 2025
Horário: das 9h às às 18h
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
Informações e inscrições: https://congressoabag.com.br/
Fonte: Noemi Oliveira (Mecânica Comunicação Estratégica)