A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial foi condecorada, na última semana, com a premiação nível A, do Selo Clima Paraná, na categoria Mercado Interno. A iniciativa é promovida pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Este é o terceiro reconhecimento concedido à cooperativa, que já havia sido premiada em 2022 e 2023.
O processo de avaliação exige a apresentação de documentos que comprovam o compromisso das unidades da cooperativa com ações sociais, de governança e ambientais. Entre os requisitos estão certificações de boas práticas industriais, condições adequadas de trabalho e segurança, regularizações ambientais e indicadores de emissões de carbono; critérios pelos quais a Castrolanda se destaca.
A certificação contempla não apenas a matriz, em Castro, mas também outras 20 operações da cooperativa, o que reforça a amplitude das iniciativas implementadas.
“Receber o Selo Clima Paraná 2025 é um dos reconhecimentos que demonstram como nossas práticas, mesmo diante de desafios e oportunidades, geram impacto positivo para os cooperados, colaboradores e para as comunidades onde estamos presentes”, explica Thiago Molina, supervisor ambiental da Castrolanda.
Para Thiago, a premiação representa mais um avanço importante nas ações estratégicas da cooperativa. “O selo também reforça que a atuação diária das nossas unidades está no caminho certo para unir excelência operacional, responsabilidade ambiental, desenvolvimento e cuidado das pessoas, orientados pelo Mapa Estratégico Horizonte 2030 e pela nossa Política de Sustentabilidade. Mais do que uma certificação, é um incentivo para seguirmos avançando”, comenta.
A premiação Selo Clima Paraná é uma iniciativa que avalia os resultados de cada organização inscrita ao longo dos 12 meses anteriores ao evento. O selo considera critérios como uso de energia renovável, programas sociais, boas práticas de governança e inovação tecnológica.
Fonte: Castrolanda Cooperativa Agroindustrial



